Início Nutrição Nutrição: a saúde da mulher, por Manoela Kraemer Fenilli

Nutrição: a saúde da mulher, por Manoela Kraemer Fenilli

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado essa semana, presenteio todas com dicas para promover a saúde da mulher. O organismo da mulher é multifuncional, de gestora, mãe, nutriz, mulher, profissional, amiga, dona de casa, até praticante de atividade física/atleta: o que nos mostra o quão importante a nutrição deve ser para garantir a energia e ter o suporte necessário para dar conta de tudo.

E tudo isso depende de uma alimentação equilibrada associada a hábitos saudáveis. A mulher tem necessidades energéticas e organização hormonal diferente do homem, até por ter um órgão a mais e conferir a perfeição da natureza de ser mamífera e o poder de ser gestora e nutriz, e por isso também está mais susceptível a ter deficiências nutricionais e infecções de repetição. Têm também mais vulnerabilidade nas adaptações do metabolismo, nas respostas aos estímulos e no sistema imunológico.

Apesar de ter mais risco e “desvantagens” para desenvolver doenças crônicas, as mulheres têm maior prevalência de comportamentos saudáveis. Então vamos lá, pois o potencial de cuidar muito bem de si, de ser mais vaidosa, de se preocupar mais com a sua própria saúde, é um ponto a favor!

Um dos motivos que mais se encaixa para justificar esses dados é o lado mais emocional e sensitivo da mulher, que por vezes parecer uma fraqueza, porém isso também explica a capacidade que a mulher tem de conseguir assumir tantos papéis e desempenhar tudo de maneira exemplar e organizada. Afinal, a dedicação e o empenho da mulher sem dúvida vai além do que qualquer outro ser.

Por outro lado, a mulher tem a tendência de ser mais intensa, explosiva e impaciente. E isso acaba refletindo no corpo com sintomas mais frequentes de dor de cabeça, irritabilidades e alterações de humor. Mas calma lá: a notícia boa é que conseguimos modular e minimizar tudo isso através da nutrição. Então vamos ver quais são os alimentos essenciais na alimentação da mulher.

Sementes como a de linhaça, chia, girassol, abóbora e gergelim ajudam muito a regular todo ciclo hormonal e minimizam os sintomas de TPM. A dica é consumir pelo menos uma colher todos os dias. Um mix de sementes é uma opção prática e fácil: tempere a seu gosto, leve ao fogo para torrar por 10 minutos regadas com um fio de azeite de oliva (forno ou antiaderente sempre mexendo), deixe esfriar naturalmente, armazene em pote hermético e se delicie combinando com saladas, legumes, ovos, sopas, pães, cremes e caldos.

Alimentos ricos em magnésio possuem ação importante na ansiedade, relaxamento, redução de tensões, câimbras musculares, além de serem coadjuvantes da vitamina D, hormônio que regula quase tudo no nosso organismo e tem papel fundamental na imunidade. Vegetais folhosos verdes escuros, semente de abóbora, abacate, amêndoas, castanhas, aveia e alimentos integrais em geral também são benéficos.

Procure priorizar alimentos de verdade e na sua forma inteira, frutas com casca e bagaço, talos e casca dos vegetais, tubérculos e raízes que possuem mais fibras, vitaminas e minerais na sua essência e não passam por nenhum processo de industrialização. Equilibre o consumo de proteína equilibrando com ovos, peixes, carnes brancas e não exagerando nas vermelhas.

Associe uma alimentação leve e nutritiva a um sono regulado, ingestão de água, mastigação adequada e prática de alguma atividade física e o resultado será melhora da disposição, energia, humor e bem estar!

Texto escrito por MANOELA KRAEMER FENILLI

Manoela Kraemer Fenilli é nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Motorista de aplicativo leva 18 facadas durante assalto em Blumenau

Uma mulher de 47 anos foi esfaqueada ao ser assaltada na noite desta quinta-feira (22) em Blumenau. Segundo informações da Polícia Militar, ela trabalha...

Trio é preso momentos após cometer assalto a mão armada em Blumenau

Três homens foram presos na noite desta quinta-feira (22) momentos após cometerem um assalto a mão armada em Blumenau. Segundo informações da Polícia Militar,...

Sexta-feira deve ter tempo firme e predomínio de sol em Blumenau

A atuação do ar mais seco sobre o Vale do Itajaí garante tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em Blumenau nesta...

Covid-19: Em Blumenau, duas mortes e 110 novos casos nas últimas 24h

Mais duas mortes por coronavírus foram registradas em Blumenau nas últimas 24h. Os dados são do boletim diário da Secretaria de Saúde da cidade,...

Manutenção em tubulação na Rua Almirante Barroso pede atenção ao trânsito nesta sexta

Fique atento ao trânsito na Vila Nova: Uma obra de manutenção em uma tubulação na Rua Almirante Barroso poderia deixar o trânsito complicado na...
error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com