InícioGeralNutrição: a saúde da mulher, por Manoela Kraemer Fenilli

Nutrição: a saúde da mulher, por Manoela Kraemer Fenilli

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado essa semana, presenteio todas com dicas para promover a saúde da mulher. O organismo da mulher é multifuncional, de gestora, mãe, nutriz, mulher, profissional, amiga, dona de casa, até praticante de atividade física/atleta: o que nos mostra o quão importante a nutrição deve ser para garantir a energia e ter o suporte necessário para dar conta de tudo.

E tudo isso depende de uma alimentação equilibrada associada a hábitos saudáveis. A mulher tem necessidades energéticas e organização hormonal diferente do homem, até por ter um órgão a mais e conferir a perfeição da natureza de ser mamífera e o poder de ser gestora e nutriz, e por isso também está mais susceptível a ter deficiências nutricionais e infecções de repetição. Têm também mais vulnerabilidade nas adaptações do metabolismo, nas respostas aos estímulos e no sistema imunológico.

Apesar de ter mais risco e “desvantagens” para desenvolver doenças crônicas, as mulheres têm maior prevalência de comportamentos saudáveis. Então vamos lá, pois o potencial de cuidar muito bem de si, de ser mais vaidosa, de se preocupar mais com a sua própria saúde, é um ponto a favor!

Um dos motivos que mais se encaixa para justificar esses dados é o lado mais emocional e sensitivo da mulher, que por vezes parecer uma fraqueza, porém isso também explica a capacidade que a mulher tem de conseguir assumir tantos papéis e desempenhar tudo de maneira exemplar e organizada. Afinal, a dedicação e o empenho da mulher sem dúvida vai além do que qualquer outro ser.

Por outro lado, a mulher tem a tendência de ser mais intensa, explosiva e impaciente. E isso acaba refletindo no corpo com sintomas mais frequentes de dor de cabeça, irritabilidades e alterações de humor. Mas calma lá: a notícia boa é que conseguimos modular e minimizar tudo isso através da nutrição. Então vamos ver quais são os alimentos essenciais na alimentação da mulher.

Sementes como a de linhaça, chia, girassol, abóbora e gergelim ajudam muito a regular todo ciclo hormonal e minimizam os sintomas de TPM. A dica é consumir pelo menos uma colher todos os dias. Um mix de sementes é uma opção prática e fácil: tempere a seu gosto, leve ao fogo para torrar por 10 minutos regadas com um fio de azeite de oliva (forno ou antiaderente sempre mexendo), deixe esfriar naturalmente, armazene em pote hermético e se delicie combinando com saladas, legumes, ovos, sopas, pães, cremes e caldos.

Alimentos ricos em magnésio possuem ação importante na ansiedade, relaxamento, redução de tensões, câimbras musculares, além de serem coadjuvantes da vitamina D, hormônio que regula quase tudo no nosso organismo e tem papel fundamental na imunidade. Vegetais folhosos verdes escuros, semente de abóbora, abacate, amêndoas, castanhas, aveia e alimentos integrais em geral também são benéficos.

Procure priorizar alimentos de verdade e na sua forma inteira, frutas com casca e bagaço, talos e casca dos vegetais, tubérculos e raízes que possuem mais fibras, vitaminas e minerais na sua essência e não passam por nenhum processo de industrialização. Equilibre o consumo de proteína equilibrando com ovos, peixes, carnes brancas e não exagerando nas vermelhas.

Associe uma alimentação leve e nutritiva a um sono regulado, ingestão de água, mastigação adequada e prática de alguma atividade física e o resultado será melhora da disposição, energia, humor e bem estar!

Texto escrito por MANOELA KRAEMER FENILLI

Manoela Kraemer Fenilli é nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading