Início Saúde Especial: o avanço da Covid-19 em Blumenau com base em números oficiais

Especial: o avanço da Covid-19 em Blumenau com base em números oficiais

Não é novidade que vivenciamos o pior momento da pandemia do novo coronavírus em Blumenau. Mas a realidade é ainda mais preocupante quando embasada nos números. Pelo menos é o que mostra um levantamento especial realizado pelo Portal Alexandre José com base nos dados oficiais fornecidos pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o levantamento, a média de mortes diárias decorrentes da Covid-19 na cidade em 2021 é 9,4% maior que a registrada no ano anterior. Ou seja, 255 blumenauenses faleceram devido à complicações da Covid-19 entre os dias 5 de maio e 31 de dezembro (240 dias) – média de 1,06 óbito ao dia. Já 2021 conta com 72 mortes registradas em apenas 62 dias, o que impacta em uma média de 1,16 morte por dia.

Apesar disso, agosto de 2020 segue sendo o mês com mais óbitos na cidade (veja abaixo). Ao todo, 78 moradores locais faleceram devido à Covid-19, uma média de 2,56 óbitos ao dia. Em 2021, a maior média foi registrada em janeiro, quando 41 pessoas morreram – 1,32 óbito ao dia. Até então, março possui uma média de 2 mortes ao dia. O mês, porém, ainda está iniciando e não é considerado nas estatísticas.

Também houve aumento na média de casos registrados por dia. Em 2020, Blumenau apresentou uma média de 107,6 casos diários. Neste ano, porém, o número subiu para 139,4 novos casos ao dia – um aumento de quase 40%. Conforme a Secretaria de Saúde, 32.040 pessoas foram diagnosticadas com o vírus na cidade entre 20 de março e 31 de dezembro (286 dias). Em 2021, já foram confirmados 9.510 casos em 62 dias.

Novembro, porém, segue sendo o mês com mais casos confirmados em Blumenau, com 9.191 pessoas testando positivo – média de 306,4 novos casos ao dia. Até então, março de 2021 apresenta uma média superior a 281 casos ao dia – são 844 pessoas diagnosticadas em apenas três dias – e preocupa as autoridades quanto as próximas semanas. Confira os dados por mês:

O aumento da transmissibilidade registrado nas últimas semanas refletiu na taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid-19. Segundo o boletim divulgado na noite desta quarta-feira (3), 65 dos 66 leitos específicos para o tratamento de pacientes diagnosticados ou sob suspeita de coronavírus estavam ocupados nos hospitais de Blumenau. Ou seja, havia apenas um leito disponível. Um dia antes, na terça-feira (2), a ocupação chegou aos 100%.

A Prefeitura lembra que a cidade possui outros 28 leitos que podem ser ativados. Para isso, porém, são necessários profissionais para atuar nesses leitos. A procura por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros, segue acontecendo. Mas a escassez de trabalhadores é a grande dificuldade, não só de Blumenau, mas de todo o país.

Isso sem falar que outras 78 pessoas estão internadas em enfermaria e podem necessitar de um leito de UTI em caso de piora. O problema é que, assim como Blumenau, as demais cidades de Santa Catarina também vivenciam um colapso. Diante disso, a prevenção segue sendo a melhor alternativa: distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara são cada vez mais essenciais.

📲 Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Luan Carlos
Luan Carlos Tamanini é jornalista formado pela Furb (Blumenau-SC). Durante sua formação, fez estágio em veículos de comunicação de caráter educativo, tendo curtas passagens voluntárias por portais esportivos de Blumenau e região. Blumenauense, pai e apaixonado por esportes, atua pela primeira vez no jornalismo profissional como repórter do Portal Alexandre José.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Criança de 3 anos morre afogada em lagoa no bairro Gasparinho em Gaspar

Uma tragédia foi registrada em Gaspar, no Vale do Itajaí, nesta quarta-feira (21) - feriado nacional de Tiradentes. Um menino de apenas três anos...

Vídeo: caminhão caçamba desliza na Rua Bahia e atinge carro estacionado

Um acidente impressionante foi registrado por uma câmera de monitoramento, em Blumenau, nesta quarta-feira (21) - feriado nacional de Tiradentes. Um caminhão caçamba deslizou...

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 2,5 milhões nesta quinta-feira

O concurso 2.364 da Mega-Sena pode pagar R$ 2,5 milhões na noite desta quinta-feira (22). O sorteio será realizado a partir das 20h, em...

Covid-19: Feriado de Tiradentes com três mortes e 61 novos casos em Blumenau

Mais três mortes por coronavírus foram registradas em Blumenau nas últimas 24h, segundo as atualizações do boletim diário da Secretaria de Saúde do município....

Manutenção da Rua Silvano Cândido da Silva Sênior será retomada nesta quinta

Quase um mês após o rompimento de uma rede do Samae que provocou o afundamento do solo na Rua Silvano Cândido da Silva Sênior,...
error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com