InícioSaúdeEducação estadual apresenta novas orientações para casos de Covid-19

Educação estadual apresenta novas orientações para casos de Covid-19

A Secretaria de Estado da Educação (SED) apresentou na tarde desta sexta-feira (19) orientações técnicas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) para atuação diante de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 em servidores e estudantes.

A apresentação foi durante uma reunião virtual da equipe da pasta com os gestores das 1.065 escolas da rede estadual. A criação do documento é uma forma de padronizar as ações realizadas entre a SED e a Dive na rede estadual. Além disso, o informativo também orienta a atuação das redes pública municipal e privada.

Orientações

A orientação é para que, em casos suspeitos ou confirmados nas turmas de Educação Infantil (0 a 6 anos), a gestão escolar faça o isolamento imediato de qualquer pessoa que apresente os sintomas gripais e proceda as seguintes ações:

  • Notificar imediatamente os casos suspeitos para a Vigilância Epidemiológica local, para orientações e encaminhamentos
  • Comunicar imediatamente os pais ou responsáveis, mantendo o aluno em área isolada, sob a supervisão de um trabalhador da instituição, respeitando o distanciamento e utilização de EPI
  • Os responsáveis pelo estudante devem ser orientados sobre a necessidade de atentar para a presença de possíveis sinais e sintomas respiratórios durante os 14 dias após o último contato com caso suspeito ou confirmado
  • Reforçar a limpeza dos ambientes, de objetos e das superfícies utilizadas pelo caso suspeito, bem como da área de isolamento

Nos casos suspeitos ou confirmados de alunos da Educação Infantil, é necessário afastar professor, segundo professor e auxiliar de turma – bem como todos os alunos da turma – por 14 dias a contar do último dia em que o caso suspeito ou confirmado esteve na escola. A turma deverá ingressar na modalidade de ensino remoto neste período.

A pessoa afastada deverá retornar às atividades presenciais somente após respeitar o tempo de afastamento determinado no atestado médico, laudo médico com resultado negativo de teste RT-PCR ou teste rápido para pesquisa de antígeno viral.

No caso de resultado do teste laboratorial do caso suspeito for negativo, os estudantes e todos os profissionais de educação afastados preventivamente poderão retornar às atividades escolares antes dos 14 dias previstos.

As mesmas recomendações valem para servidores e estudantes do Ensino Fundamental, Médio, EJA, Técnico, Superior e Educação Especial (acima dos 6 anos de idade).

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading