Rigor necessário. As forças de segurança do município vão intensificar as fiscalizações das medidas restritivas impostas pelo decreto nº 1.172, do Governo do Estado, que estabelece lockdown durante o fim de semana e entra no segundo período de validade.
Desde 19 de fevereiro, a força-tarefa fez 140 abordagens com 18 estabelecimentos interditados por descumprirem o regramento, além de promoverem aglomerações, em descumprimento com as restrições estabelecidas para regiões que estão no nível gravíssimo na Matriz de Risco no estado.
Vale lembrar que, das 23h desta sexta-feira (05) até as 6h da manhã da próxima segunda-feira (08), somente poderão funcionar serviços considerados essenciais. Lojas de materiais de construção e feiras livres estão entre os locais que também não podem funcionar. Estabelecimentos de alimentação às margens de rodovias não podem ter consumação de alimentos e bebidas no local, apenas trabalhar por tele entrega ou retirada no balcão.
O trabalho de fiscalização é coordenado pela Secretaria de Defesa Civil e envolve equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Policias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais 40 profissionais estão atuando nos bairros da cidade. As ações ocorrem de domingo a quinta-feira, das 18h às 24h, e sextas e sábados, das 18h às 6h da manhã.
A população também poderá registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em estabelecimentos, por meio do telefone 199, da Defesa Civil e 190 da Policia Militar. Até a manhã de domingo, dia 21, a central de telefone 199 atendeu cerca de 177 ligações.
GMT e cinturões noturnos
E desde o dia 22 de fevereiro, as fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos foram retomadas na cidade. As ações são desenvolvidas todos os dias pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT), em vias de ligação entre os bairros de Blumenau.
Do início das operações até esta sexta-feira (05), 1.646 condutores foram abordados em diversos pontos do município. Em todas as fiscalizações, 387 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia, sendo que nove condutores apontaram positivo para embriaguez ao volante. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Civil.