A cidade de Gaspar voltou a realizar, nesta semana, as cirurgias eletivas (aquelas que não são urgentes). A medida foi tomada em um período em que o cenário epidemiológico da Covid-19 está um pouco melhor no município. Os procedimentos estavam suspensos desde dezembro, devido ao alto número de internações pelo vírus.
O Hospital de Gaspar e a Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando para que os pacientes que tiveram as cirurgias desmarcadas durante o período crítico da pandemia tenham os procedimentos reagendados. Não é necessário ir ao hospital para remarcação. Os pacientes serão comunicados sobre as novas datas, segundo o comunicado oficial da Prefeitura.
As prioridades das cirurgias são definidas de acordo com as condições clínicas dos pacientes. Os procedimentos devem respeitar 50% da capacidade prevista no plano operativo da Unidade Hospitalar, além de medidas de segurança e higiene. Também está preconizado que as atividades devem ser realizadas em espaço hospitalar isolado das alas de atendimento de pacientes com Covid-19.