Início Geral Internet pública coloca Blumenau em lista dos destinos mais estratégicos

Internet pública coloca Blumenau em lista dos destinos mais estratégicos

Blumenau foi relacionada pelo Ministério do Turismo como um dos 30 destinos estratégicos do país que disponibiliza internet pública em pontos turísticos. Um mapeamento, divulgado nesta semana, também aponta a cidade como uma das três a cobrir maior parte da área do município com Wi-fi gratuita. O relatório analisou 117 destinos de 25 estados brasileiros.

Considerando a área total das cidades, a média de alcance identificada pelo levantamento foi de 5%. Apenas em Blumenau, Itajaí (SC) e Fortaleza (CE), a cobertura ultrapassou 25% do território. Já em relação à cobertura de internet nos pontos turísticos, Pomerode (SC) e Bento Gonçalves (RS) foram os destinos que mais priorizaram a disponibilização de internet gratuita.

SC em destaque

A região Sul se destacou no diagnóstico. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos municípios que disponibiliza internet Wi-fi pública gratuita está no Sul (33%). Além de Blumenau, Balneário Camboriú, Imbituba, Itajaí e Pomerode representaram o estado. As outras duas regiões com maior cobertura são o Sudeste (23%) e o Centro-Oeste (17%).

No total, dos 117 destinos analisados, 87 não possuem Wi-fi em seus principais atrativos turísticos, o que representa 74% do total. O levantamento considerou 30 rotas turísticas estratégicas distribuídas em 158 municípios do programa Investe Turismo, além das Cidades Criativas da Unesco.

Blumenau Conecta

Blumenau está hoje entre as 20 cidades mais conectadas do país, segundo o Ranking Connected Smart Cities, que considera os municípios que melhor utilizam a tecnologia como ferramenta para promover melhor qualidade de vida para a população. Entre os fatores que contribuem para isso está o Blumenau Conecta, programa criado pela Prefeitura para democratizar a internet pública.

Atualmente, a Prefeitura oferta Wi-fi em 212 locais públicos, com 269 pontos de acesso, abrangendo todos os bairros. Os pontos podem ser localizados pelos usuários por meio deste link (clique aqui). Confira abaixo a lista completa de destinos turísticos divulgada pelo Ministério do Turismo:

Rio Branco (AC)
Salvador (BA)
Fortaleza (CE)
Brasília (DF)
Domingos Martins (ES)
Venda Nova do Imigrante (ES)
São Luis (MA)
Belo Horizonte (MG)
Congonhas (MG)
Bodoquena (MS)
Bonito (MS)
Campo Grande (MS)
Cáceres (MT)
Salvaterra (PA)
Santarém (PA)
Recife (PE)
Curitiba (PR)
Petrópolis (RJ)
Bento Gonçalves (RS)
Canela (RS)
Garibaldi (RS)
Gramado (RS)
Balneário Camboriú (SC)
Blumenau (SC)
Imbituba (SC)
Itajaí (SC)
Pomerode (SC)
Santos (SP)
Ubatuba (SP)
Palmas (TO)

📲 Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Esporte: Quando a conta não fecha, por Emerson Luis

R$ 5 mil reais.Pode não parecer nada no mundo do futebol.Mas é muito para um clube como o Metropolitano.Esse seria o...

Covid-19: Forças de segurança intensificam fiscalizações neste fim de semana

Rigor necessário. As forças de segurança do município vão intensificar as fiscalizações das medidas restritivas impostas pelo decreto nº 1.172, do Governo do Estado,...

Covid-19: Blumenau adere a consórcio nacional para compra de vacinas

Blumenau firmou nesta sexta-feira (05) um protocolo de intenções junto a Frente Nacional dos Prefeitos para aderir ao consórcio nacional e garantir a aquisição...

Covid-19: Mais dois óbitos e 259 novos casos registrados em Blumenau

Duas mortes por coronavírus foram confirmadas em Blumenau nas últimas 24h, segundo o boletim diário da Secretaria de Saúde da cidade. As vítimas foram...

Membros de facção criminosa são condenados em Blumenau

A 3ª Vara Criminal da comarca de Blumenau concluiu nesta sexta-feira (05) o julgamento da “Operação Sequentia", deflagrada pela Polícia Civil e que visava...