A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta segunda-feira (22) o primeiro caso de Covid-19 pela variante brasileira P.1 (circulante no estado do Amazonas) no Vale do Itajaí. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), o caso foi registrado em Rio do Sul.
A paciente é uma mulher de 54 anos, que reside no município de Humaitá, no Amazonas. Ela foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio do Sul, local onde estava hospedada, e acabou transferida para o Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama, onde ficou internada. A paciente já teve alta hospitalar.

O caso foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) no dia 19 de janeiro, que encaminhou a amostra para o laboratório de referência para Santa Catarina, Fiocruz do Rio de Janeiro, realizar o sequenciamento genético que identificou a variante P.1.
Trata-se do quinto caso importado confirmado de Coronavírus pela variante P.1 circulante nos estados da região norte do Brasil identificado em Santa Catarina. Já haviam sido registrados casos em Joinville (um homem de 71 anos, morador do Amazonas, e um homem de 55 anos, morador local) e em Florianópolis (homem de 69 anos e mulher 64 anos, residentes do Amazonas). Todos já tiveram alta hospitalar.