O Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama, anunciou que deve atingir a lotação máxima dos leitos de UTI Covid-19 ainda nesta sexta-feira (19). Conforme comunicado emitido pela diretoria do hospital, apenas dois leitos estão disponíveis no momento, mas devem ser preenchidos por pacientes vindos da região Oeste do estado.
Ainda segundo a diretoria, 80% dos leitos de UTI reservados para pacientes diagnosticados ou sob suspeita de coronavírus estão ocupados no momento. Dentre os pacientes internados no setor, cinco são moradores da região Oeste, sendo quatro de Chapecó e um de Nova Erechim.

Outras três pessoas estão internadas no setor, sendo uma delas um morador de Lontras, que ainda aguarda o resultado do teste para Covid-19. A expectativa é de que a lotação máxima do setor aconteça ainda na tarde desta sexta-feira, quando os dois moradores da região Oeste cheguem ao hospital.
Diante disso, a diretoria da unidade hospitalar alerta para que a população mantenha os cuidados e cumpra as medidas de prevenção ao Covid-19, evitando assim transtornos e impactos na rede hospitalar da região – uma vez que eventuais pacientes precisarão ser transferidos a outros hospitais da região.
De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (18), Ibirama já registrou 1.386 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Entre os pacientes, 1.338 (96,5%) já estão recuperados, enquanto 21 não resistiram às complicações e faleceram. Outros 27 são considerados casos ativos.