Início Geral Comunidade do Loteamento Jardim Germânico fica sem transporte escolar

Comunidade do Loteamento Jardim Germânico fica sem transporte escolar

Com o início das aulas na rede municipal de ensino em Blumenau na próxima segunda-feira (8), uma reinvindicação da comunidade ganha força nas redes sociais e nos bastidores da política da cidade. Moradores do Loteamento Jardim Germânico, na Itoupavazinha, pedem a retomada de um ônibus exclusivo para o transporte dos estudantes até a Escola Pedro I, que fica na Rua Dr. Pedro Zimmermann, nº 2461.

Neste ano, crianças a partir de 5 anos de idade não terão mais um veículo que os leve à unidade. Ou seja: os alunos terão que ir a pé ou então utilizar o transporte coletivo, misturando-se ao grande público. Sem falar do risco que a via apresenta, devido ao intenso fluxo de veículos e caminhões na SC-108, onde está localizada a escola. Acidentes e atropelamentos ocorrem com frequência na região, muitos com morte.

A presidente da Associação de Moradores do Loteamento Jardim Germânico, Rosemar Santos de Freitas, tentar reverter essa situação. “Os pais e as mães trabalham durante o dia. Como eles vão levar e buscar as crianças para a escola? Ou colocar dentro de um ônibus público? Como uma criança com 5, 10 anos vai atravessar a rodovia sozinha? Já tivemos óbito de uma criança que ia de bicicleta para a Escola Pedro I”, disse Rosemar.

“Fomos pegos de surpresa com essa situação. Não teve um aviso para a comunidade, a Prefeitura não avisou, a empresa de ônibus não fez nenhum comunicado. Foi uma falta de respeito e consideração que o município teve com os moradores”, desabafou Rosemar, que participou nas últimas semanas de reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os encontros com a Semed foram intermediados pelo vereador Professor Gilson (Patriota), que acompanha o caso. “A gente entende que existe uma lei estadual que define a obrigatoriedade do poder público de transportar somente os alunos que moram a 3 quilômetros de distância da escola, mas não há vagas nas unidades mais próximas. Precisamos encontrar uma solução, um meio termo”, declarou o vereador.

O que diz a Prefeitura de Blumenau

Procurada pela equipe de jornalismo do Portal Alexandre José, a Secretaria Municipal de Educação de Blumenau se manifestou por meio de uma nota oficial. Confira abaixo:

A SEMED realizou o transporte escolar na região do Jardim Germânico via ônibus escolar, pois a concessionaria de transporte coletivo (na época a empresa Glória) não disponibilizava  linhas suficientes para  atender a demanda da região. Com o passar dos anos e a ampliação das linhas de transporte coletivo, a região passou a se enquadrar na modalidade de transporte escolar via de crédito estudantil (passe escolar) e a partir de 2021 será atendida pela linha 120 – Jardim Germânico com itinerário que possibilite aos estudantes do Loteamento Jardim Germânico se deslocarem com segurança até a EBM Pedro I.

Todos os estudantes da rede pública de ensino de Blumenau têm direito ao benefício do transporte escolar, quando matriculado na escola mais próxima de sua residência com distância superior a 3 (três) quilômetros entre casa e escola.

📲 Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Jamille Cardoso
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Lista de espera do Prouni está disponível para consulta

A lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) do 1º semestre de 2021 está disponível na página do programa. Prevista para sair...

Hospital Oase esclarece comunidade sobre internações e falta de medicação

O Hospital e Maternidade Oase, em Timbó, veio a público nesta quinta-feira (04) esclarecer a comunidade sobre a situação da falta de medicamentos e...

Covid-19: Em Blumenau, dois novos óbitos e ocupação de UTI volta aos 100%

Mais dois óbitos por coronavírus foram registrados em Blumenau nas últimas 24h. Desta feita, as vítimas foram um homem de 87 anos - internado...

Manutenções em ruas de Blumenau alteram o trânsito nesta sexta-feira

Motoristas que trafegam em Blumenau devem ter atenção redobrada a partir de amanhã, devido à obras que serão executadas na cidade. Nesta sexta-feira (4),...

Feira Livre antecipa atendimento para sexta-feira em virtude de decreto

A Feira Livre de Blumenau, localizada na Rua Humberto de Campos, que tradicionalmente ocorre aos sábados, nesta semana optou por antecipar o atendimento ao...