Na próxima segunda-feira (8), começa a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) no entroncamento das Ruas Amazonas, Progresso e da Glória, em um canteiro de obras ao lado da Praça Dr. Getúlio Vargas. Não haverá interdição do trânsito, mas quem passar pela região deve ficar atento à sinalização e orientação dos trabalhadores no local.
A obra será executada pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário em Blumenau. O serviço é necessário para que a EEE bombeie o esgoto da rede coletora que está sendo implantada em ruas do Bairro Da Glória, como transversais das ruas da Glória, Belo Horizonte e Grevsmuehl, e direcione para a estação de tratamento mais próxima, a ETE Garcia.
A previsão para a conclusão dos serviços é de quatro meses. A instalação deve beneficiar cerca de mil famílias do bairro, além de contribuir para a recuperação dos córregos e ribeirões da região, garantindo a qualidade do efluente que volta para o Rio Itajaí-Açu.
Além disso, a empresa também está com obras de implantação da rede coletora de esgoto em transversais das ruas Dois de Setembro, São Valentim e 25 de Agosto, no bairro Itoupava Norte. Os trabalhos nestes dois bairros beneficiarão no total cerca de 1.600 famílias.
Para que serve uma EEE
O sistema de coleta de esgoto, na maioria das vezes, é projetado para ocorrer em escoamento gravitacional. No momento em que a topografia não é favorável ou não há presença de desnível natural do terreno, é necessário a utilização de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE).
A estação elevatória funciona para bombear o esgoto de um ponto mais baixo até outro mais elevado, fazendo com que os dejetos cheguem na Estação de Tratamento de Esgoto mais próxima. Dessa forma, o sistema contribui para a redução de contaminação e transmissão de doenças diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalado.
Atualmente, Blumenau conta com 56 estações elevatórias, que bombeiam diariamente para o devido tratamento 19 milhões de litros de esgoto. Para sua instalação, sempre é levada em consideração a preservação do meio ambiente, pois o mecanismo viabiliza a coleta e condução de locais onde não seria possível o serviço pelo método tradicional da rede coletora.
