Início Geral Começa na segunda a construção de uma Estação de Esgoto no bairro...

Começa na segunda a construção de uma Estação de Esgoto no bairro Glória

Na próxima segunda-feira (8), começa a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) no entroncamento das Ruas Amazonas, Progresso e da Glória, em um canteiro de obras ao lado da Praça Dr. Getúlio Vargas. Não haverá interdição do trânsito, mas quem passar pela região deve ficar atento à sinalização e orientação dos trabalhadores no local.

A obra será executada pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário em Blumenau. O serviço é necessário para que a EEE bombeie o esgoto da rede coletora que está sendo implantada em ruas do Bairro Da Glória, como transversais das ruas da Glória, Belo Horizonte e Grevsmuehl, e direcione para a estação de tratamento mais próxima, a ETE Garcia.

A previsão para a conclusão dos serviços é de quatro meses. A instalação deve beneficiar cerca de mil famílias do bairro, além de contribuir para a recuperação dos córregos e ribeirões da região, garantindo a qualidade do efluente que volta para o Rio Itajaí-Açu.

Além disso, a empresa também está com obras de implantação da rede coletora de esgoto em transversais das ruas Dois de Setembro, São Valentim e 25 de Agosto, no bairro Itoupava Norte. Os trabalhos nestes dois bairros beneficiarão no total cerca de 1.600 famílias.

Para que serve uma EEE

O sistema de coleta de esgoto, na maioria das vezes, é projetado para ocorrer em escoamento gravitacional. No momento em que a topografia não é favorável ou não há presença de desnível natural do terreno, é necessário a utilização de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE).

A estação elevatória funciona para bombear o esgoto de um ponto mais baixo até outro mais elevado, fazendo com que os dejetos cheguem na Estação de Tratamento de Esgoto mais próxima. Dessa forma, o sistema contribui para a redução de contaminação e transmissão de doenças diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalado.

Atualmente, Blumenau conta com 56 estações elevatórias, que bombeiam diariamente para o devido tratamento 19 milhões de litros de esgoto. Para sua instalação, sempre é levada em consideração a preservação do meio ambiente, pois o mecanismo viabiliza a coleta e condução de locais onde não seria possível o serviço pelo método tradicional da rede coletora. 

📲 Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Covid-19: Governo estadual decreta novas medidas para enfrentamento à pandemia

O Governo Estadual anunciou nesta quarta-feira (24) novas medidas de enfrentamento à Covid-19 em Santa Catarina. Previstos em decreto, os protocolos de saúde buscam...

Prefeitura de Blumenau esclarece cálculo de ocupação das UTIs Covid-19

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 em Blumenau foi tópico de diversos questionamentos durante esta quarta-feira (24). Afinal, a cidade ainda...

Covid-19: Duas mortes e 251 casos registrados nas últimas 24h em Blumenau

Mais duas mortes decorrentes do coronavírus foram registradas nas últimas 24h em Blumenau. As vitimas foram dois homens: um de 75 anos - internado...

Homem é encontrado morto na região central de Blumenau

Um homem foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (24) na Rua Paraíba, bairro Victor Konder. O corpo estava em um imóvel comercial desocupado...

Bombeiros socorrem menina de 11 anos que se engasgou em escola de Indaial

Uma menina de 11 anos precisou ser socorrida na tarde desta quarta-feira (24) após sofrer uma obstrução de vias aéreas (engasgo) em Indaial. Conforme...