Início Saúde Blumenau inicia vacinação contra Covid-19 na Vila Germânica, mediante agendamento

Blumenau inicia vacinação contra Covid-19 na Vila Germânica, mediante agendamento

O movimento foi abaixo do esperado no primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 no setor 1 do Parque Vila Germânica, em Blumenau. No local, cinco equipes são responsáveis por fazer a imunização dos trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais.

Nas primeiras 24h em que o agendamento está disponível, apenas 205 profissionais solicitaram a vacina, para aplicação na quarta (3), quinta (4) ou sexta-feira (5). A capacidade é imunizar 1.800 pessoas neste momento. Confira a entrevista da coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Storck:

Imagens: Marcos Fernandes / Portal Alexandre José

Vacinação ampliada

Devido à baixa procura pelo imunizante por trabalhadores de saúde com 60 anos ou mais, a Prefeitura de Blumenau definiu nesta quarta-feira (3) que vai ampliar a vacinação. Agora, trabalhadores de saúde com comorbidades, de todas as idades, também já podem agendar a imunização em Blumenau. 

Neste caso, os trabalhadores com comorbidades deverão apresentar, além da folha de pagamento ou carteira do conselho de classe, qualquer comprovante como laudo de exame, receitas ou prescrição médica, que demonstre pertencer a este grupo de risco. Abaixo, segue a lista de comorbidades previstas no Informe Técnico Estadual:

Diabetes melitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estagio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade; Doenças cardiovasculares; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fistulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; e Síndrome de down.

Formas de agendamento

O agendamento da vacina contra o coronavírus pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau (clique aqui), pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema vai agendar o retorno para a segunda imunização, dentro do prazo adequado de retorno.

Quem pode agendar

– Trabalhadores de saúde com idade igual ou maior que 60 anos, com ou sem comorbidade;
– Trabalhadores de saúde portadores de comorbidades, independente da idade.

Foto: Prefeitura de Blumenau

📲 Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Jamille Cardoso
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Indaial promove Dia D de vacinação contra Covid para idosos neste sábado

Neste sábado (6), a Secretaria de Saúde de Indaial promove o Dia D 80+ para vacinação em idosos contra a Covid-19. A ação acontecerá...

Você poderia financiar mansão como a de Flávio Bolsonaro com juros baixos?

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) comprou um imóvel de luxo em um bairro nobre de Brasília, por R$ 5,970 milhões. A mansão fica localizada no Lago...

Presa funcionária pública que falsificou assinatura de uma juíza de Gaspar

Uma funcionária pública acusada de se passar por advogado foi presa preventivamente após utilizar decisões e atos de expedientes falsos para tentar soltar pessoas presas...

Câmara de Vereadores aprova repasse de recursos aos hospitais de Blumenau

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou, nas sessões ordinária e extraordinária realizadas nesta quinta-feira (4), cinco projetos de lei em redação final. Os...

Primeiro apresentador de telejornal de SC recebe vacina em Blumenau

Confiança na ciência e responsabilidade com o próximo. Foi essa mensagem que passou o primeiro jornalista a apresentar um telejornal em Santa Catarina, vacinado...