Início Trânsito Vídeo: flagrantes de crime de trânsito em via pública no bairro Itoupavazinha

Vídeo: flagrantes de crime de trânsito em via pública no bairro Itoupavazinha

A moto, que é fonte de renda para muitas famílias que dependem do trabalho de entrega rápida, também pode ser perigosa, se utilizada da maneira errada. Vídeos postados em uma rede social mostram motociclistas “se exibindo” (como se fosse bonito) ao fazerem manobras perigosas – e proibidas – em vias públicas de Blumenau. A comunidade pediu a ajuda do Portal Alexandre José para fazer a denúncia às autoridades.

As imagens estão acessíveis a qualquer um, em um perfil aberto no Instagram, que tem quase 900 seguidores. Lá, é possível inclusive encontrar os perfis dos motociclistas que aparecem nas cenas. Há postagens de fotos e vídeos feitos em plena luz do dia. A grande maioria no Loteamento Jardim Germânico, no bairro Itoupavazinha. Confira abaixo as imagens gravadas na principal rua do residencial:

Observe que o motociclista empina a moto sobre uma faixa de pedestres, em uma região que costuma ser bastante movimentada na região, incluindo crianças. O jovem parece estar diante de uma plateia. Em outra gravação (abaixo), o motociclista faz o caminho contrário, ou seja, sobe o morro, porém se depara com uma viatura da Polícia Militar, que surge após uma curva e causa surpresa. Veja:

De acordo com a Polícia Militar, no momento do flagrante acima, os policiais que estavam na viatura conseguiram fazer a abordagem e a moto foi apreendida. O motociclista foi autuado por mal estado de conservação do veículo, ruído além do normal, manobra perigosa e arrancada brusca. Mas segundo a corporação, nem sempre é possível chegar a tempo de presenciar as infrações e identificar os envolvidos.

Foi isso que relatou ao Portal Alexandre José um morador da região, que prefere não ser identificado. “A gente já ligou inúmeras vezes para o telefone 190 da Polícia Militar e para o 153 da Guarda Municipal de Trânsito (GMT). O próprio guarda chegou a dizer pra mim que o mais fácil era eu me mudar desse lugar do que ficar ligando pra eles”, disse. O problema existe há cerca de um ano, sem solução.

Procurada pela nossa equipe de reportagem, a GMT informou que atua na região do Jardim Germânico, assim como em toda a cidade de Blumenau. “Em algumas incursões nestes locais, foi necessário do apoio da Polícia Militar. As imagens mostram realmente que há infração, porém para que os agentes possam autuar é necessário fazer o flagrante, na presença do agente infrator, como determina o Código de Trânsito Brasileiro”, diz a nota.

“Por isso, a GMT pede apoio da população, para que faça a denúncia no momento que a infração esteja ocorrendo, por meio do 153 ou 3381-7153. Desta forma, a fiscalização será mais assertiva, não somente nesta região, mas em todas as vias de Blumenau. Vale ressaltar que nos últimos dias de 2020, a GMT foi acionada na região para apurar uma denúncia e se deparou com duas situações irregulares: a primeira sobre uma bicicleta motorizada a combustão e outra de uma motocicleta que estava com placa adulterada. Ambos os veículos foram levados ao pátio da Seterb”, esclarece o órgão.

Bicicleta motorizada a combustão apreendida pela GMT no Loteamento Jardim Germânico. Foto: Seterb

Crime de trânsito

A especialista em trânsito e colunista semanal do Portal Alexandre José, Márcia Pontes, comentou as imagens e explicou que isso é um crime de trânsito, previsto no artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro. “Participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada”.

Sendo assim, ao presenciar tal situação, a autoridade deve dar voz de prisão ao motociclista e leva-lo à delegacia, para ser submetido à audiência de custódia e decisão do Poder Judiciário. A pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

“O motociclista quando empina, coloca em risco a própria vida e a dos outros. Gera instabilidade ao se equilibrar em uma roda só e isso potencializa o risco de acidentes. Um acidente com moto empinando tem efeito dominó, cascata, e pode envolver outros veículos e outras pessoas. Se algo der errado, o peso da moto pode comprimir o corpo do motociclista, que já fica próximo demais do asfalto”, declarou a especialista.

“Isso mostra que a moto está fugindo da função dela. É um veículo pequeno, rápido, que serve para entrega, fonte de sustento para muitas famílias, que está sendo utilizado de uma forma errada, perigosa, criminosa, para diversão em via pública. Via pública não é local de diversão. É o local onde os usuários do trânsito se deslocam”, finalizou Márcia.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Covid-19: Em Blumenau, dois novos óbitos e ocupação de UTI volta aos 100%

Mais dois óbitos por coronavírus foram registrados em Blumenau nas últimas 24h. Desta feita, as vítimas foram um homem de 87 anos - internado...

Manutenções em ruas de Blumenau alteram o trânsito nesta sexta-feira

Motoristas que trafegam em Blumenau devem ter atenção redobrada a partir de amanhã, devido à obras que serão executadas na cidade. Nesta sexta-feira (4),...

Feira Livre antecipa atendimento para sexta-feira em virtude de decreto

A Feira Livre de Blumenau, localizada na Rua Humberto de Campos, que tradicionalmente ocorre aos sábados, nesta semana optou por antecipar o atendimento ao...

Homem alterado entra na Câmara de Blumenau e PM acaba sendo chamada

A Polícia Militar foi acionada, no início da tarde desta quinta-feira (4), para atender uma ocorrência na Câmara de Vereadores, no Centro de Blumenau....

Família de Blumenau procura por jovem desaparecida desde terça-feira

Notícia atualizada às 16h25minHá dois dias, uma família de Blumenau sofre com o desaparecimento de uma jovem de apenas 21 anos. Camila Ribeiro Schut...