Início Geral Tudo pronto para a realização do Enem 2020 neste domingo

Tudo pronto para a realização do Enem 2020 neste domingo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começa a ser aplicado neste domingo (17) para milhões de estudantes em todo o país. Este ano, por causa da pandemia, os jovens terão que seguir uma série de regras e, caso tenham sido diagnosticados com Covid-19 ou apresentem sintomas, não precisam comparecer às provas e poderão fazer na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Antes de sair de casa, os participantes devem conferir os locais onde farão as provas, no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante. Embora não seja obrigatório, a recomendação é que levem o cartão para a necessidade de verificar alguma informação até a hora da aplicação.

Caso necessitem comprovar a participação no exame, os estudantes podem, também na Página do Participante, imprimir a chamada Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

Para fazer o exame alguns itens são obrigatórios. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista. Os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local de prova.

É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem. Como a prova é longa, é  também recomendado que os candidatos levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas.

Primeiro dia de prova

Neste domingo, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. Os portões serão abertos às 11h30. Os estudantes podem entrar no local de prova até as 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h.

O exame continua no próximo domingo, dia 24, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de matemática. Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para fazer as provas. O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Fonte: Agência Brasil

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Esporte: Quando a conta não fecha, por Emerson Luis

R$ 5 mil reais.Pode não parecer nada no mundo do futebol.Mas é muito para um clube como o Metropolitano.Esse seria o...

Covid-19: Forças de segurança intensificam fiscalizações neste fim de semana

Rigor necessário. As forças de segurança do município vão intensificar as fiscalizações das medidas restritivas impostas pelo decreto nº 1.172, do Governo do Estado,...

Covid-19: Blumenau adere a consórcio nacional para compra de vacinas

Blumenau firmou nesta sexta-feira (05) um protocolo de intenções junto a Frente Nacional dos Prefeitos para aderir ao consórcio nacional e garantir a aquisição...

Covid-19: Mais dois óbitos e 259 novos casos registrados em Blumenau

Duas mortes por coronavírus foram confirmadas em Blumenau nas últimas 24h, segundo o boletim diário da Secretaria de Saúde da cidade. As vítimas foram...

Membros de facção criminosa são condenados em Blumenau

A 3ª Vara Criminal da comarca de Blumenau concluiu nesta sexta-feira (05) o julgamento da “Operação Sequentia", deflagrada pela Polícia Civil e que visava...