InícioGeralPrefeitura de Blumenau orienta sobre risco de enchente e abre abrigos

Prefeitura de Blumenau orienta sobre risco de enchente e abre abrigos

O Rio Itajaí-Açu em Blumenau chegou a 6,64m às 17h e deve atingir o pico de 7,50m às 22h desta quinta-feira (21), informou a Defesa Civil. Após isso, a previsão é de que o nível se estabilize e comece a reduzir madrugada adentro. Apesar disso, a recomendação é de que as pessoas que moram em regiões onde a cota de enchente seja de 8m fiquem atentas e iniciem seus protocolos de segurança (confira a relação de ruas aqui).

“Estamos vivendo um momento de estabilidade muito grande, e pode haver pancadas de chuva e reverter esse quadro previsto”, informou o secretário de Defesa Civil, coronel Carlos Olimpio Menestrina. “A orientação, de forma muito preventiva e cautelar, é de que essas pessoas iniciem seus protocolos, levantem seus móveis e procurem lugares seguros para dormir, evitando assim serem surpreendidos. Não estamos livres disso”.

Segundo a Defesa Civil, choveu quase 155 milímetros em Blumenau entre domingo (17) e esta quinta-feira. Deste total, 92,8 milímetros foram registrados desde quarta-feira (20) – ou seja, em menos de 48 horas. Isso equivale a metade da chuva prevista para todo o mês de janeiro (183 milímetros).

A previsão do tempo, porém, não é nada animadora. Conforme a equipe de meteorologia da Defesa Civil, a previsão é de que siga chovendo em Blumenau até a próxima segunda-feira (25). A intensidade da chuva em questão, por sua vez, é menor que a registrada nos últimos dias – mas a instabilidade do clima ainda é preocupante.

Abertura de abrigos

De acordo com o coronel, a maior preocupação da Defesa Civil segue sendo os deslizamentos de terra. “Depois de 2008, Blumenau adquiriu um histórico bastante preocupante em relação aos deslizamentos de terra, e temos muitos pessoas que moram próximas a essas áreas”.

Pensando nisso, a Prefeitura de Blumenau anunciou a abertura de dois abrigos para eventuais desabrigados – o que, felizmente, não há registro até o momento. Os abrigos ficam instalados na Igreja Luterana da Velha, na Rua Pastor Fauhlaber, e na Igreja Luterana da Rua 2 de Setembro, na Itoupava Norte.

Situação de emergência

Além disso, a Defesa Civil estuda decretar situação de emergência em Blumenau devido às ocorrências registradas até o momento. O tema deverá ser discutido em uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) que será realizada às 18h. O encontro também deverá definir novas ações referentes às chuvas que caem na cidade.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading