Início Nutrição Nutrição: receitas e dicas de sucos e chás para uma escolha refrescante...

Nutrição: receitas e dicas de sucos e chás para uma escolha refrescante e saudável, por Manoela Kraemer Fenilli

Hidratação é essencial ao nosso organismo para muitas funções vitais como já vimos anteriormente. E a água é o líquido mais indicado, mas sabe quando bate aquela vontade de tomar alguma coisa refrescante e prazerosa? 

Difícil resistir as tentações geladas principalmente no verão. E as escolhas mais práticas infelizmente são nocivas à saúde, ricas em açúcares ou adoçantes sintéticos, sódio, conservantes, aromatizantes químicos que “roubam” nutrientes no nosso organismo ao invés de ofertar.

Então, com intuito de motivar escolhas saudáveis e deliciosas para tomar, eu compartilho com vocês dicas e receitas de bebidas, que além de hidratar e refrescar, vão trazer muitos benefícios à saúde. Confira as opções de chás e sucos naturais que vão encher seu corpo de nutrição e vitalidade:

  • Suco ROXO, uma maneira mais completa de tomar suco de uva integral: deixe seu suco de uva mais rico agregando pitadas de nutrição. Tudo que tem cor arroxeada é rico em antioxidantes que ajudam a “blindar” nosso corpo contra radicais livres.

*Sugestão = 300 ml de suco de uva integral orgânico se possível + 3 rodelas de gengibre + 1 colher de sopa de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa) + 2 palitos de beterraba crua + pitada de canela em pó e açafrão da terra  + folhas de hortelã e gelo a gosto – liquidifique tudo até ficar com consistência homogênea e se delicie!

  • Suco VERDE, um jeito de inserir os vegetais verdes escuros no nosso dia a dia sem sofrimento: tudo que é verde escuro auxilia no detox do nosso corpo, possui clorofila e é rico em fibras, vitaminas A, B, C, K e minerais cálcio, magnésio, ferro, potássio, fósforo.

*Sugestão = 1 folha de couve ou 4 talos com folhas de espinafre + pitada de canela em pó e açafrão da terra + 3 rodelas de gengibre + 3 fatias de abacaxi sem casca + folhas de hortelã e gelo a gosto + 350ml de água ou água de coco natural – liquidifique muito e aproveite!

  • Chá MATE natural com pêssego ou limão gelado, substitua o industrializado, seu bolso e sua saúde agradecem: o chá mate ajuda a melhorar energia, foco mental, desempenho físico, imunidade e é rico em nutrientes antioxidantes também.

*Sugestão = Compre chá mate puro de boa qualidade, faça a infusão (deixar tampado quente) do chá por 5 minutos com a água quase fervente na proporção de 4 colheres de sopa de chá para cada litro de água filtrada, coloque junto para esquentar a água 1 pêssego sem casca e semente ou suco de 1 limão espremido com gominhos e se quiser adoçar 1 colher de sopa de açúcar demerara orgânico ou mascavo ou adoçante natural 100% stevia ou xilitol e para os fãs de mel ou melado é uma ótima opção no lugar dos anteriores. Depois coe e reserve numa jarra de vidro e beba gelado! Outra ideia para quem gosta de estilo “drink” é fazer essa receita concentrada reduzindo a água para 500ml na mesma proporção dos outros ingredientes e depois de gelado servir no copo com gelo e metade de água com gás ou tônica. 

*Opcionais para o chá: para dar um toque de especiarias pode acrescentar no preparo do chá canela em casca, cravo, gengibre, açafrão da terra, pimenta, folhas de hortelã ou alecrim.

*Substitutos do chá mate: para mesma receita e proporção pode usar chá verde, chá branco, chá preto, chá de hibisco, chá de cavalinha, chá de erva doce ou erva cidreira. 

Vamos ampliar as opções de bebidas que hidratam e ainda ajudam a dar um boost de nutrientes? Degustem das receitas acima e evitem ao máximo bebidas prontas açucaradas como refrigerante, sucos de pacotinho e caixinha e chás artificiais. Prefira sucos naturais da fruta liquidificados com casca e/ou bagaço quando possível evitando coar e assim aproveitando mais a fibra ou sucos de polpa de frutas naturais que também podem ser combinados com vegetais verdes crus, cenoura ou outras frutas e especiarias. 

Além de todas as dicas e receitas citadas, outras bebidas que podem estar entre as escolhas práticas e saudáveis: água com gás com limão espremido ou com canela em pau e laranja, Kombuchá, infusão de chás naturais de ervas, frutas ou casca de frutas (quentes ou gelados), smoothies, vitaminas de frutas, água naturalmente saborizada. Hidrata-se e cuide de você!

Texto escrito por MANOELA KRAEMER FENILLI

Manoela Kraemer Fenilli é nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Caminhão desgovernado derruba muro e mata criança de 1 ano em Camboriú

Uma criança de apenas 1 ano e 6 meses morreu na manhã desta quarta-feira (24) após ser atingida por um muro em Camboriú. Conforme...

Caixa aprova novo empreendimento na Escola Agrícola em Blumenau

A expectativa é de um boom no mercado imobiliário de Blumenau em 2021. Seguindo essa tendência, um novo empreendimento será lançado no coração da...

SC recebe mais 59,5 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca contra Covid-19

O Governo do Estado recebeu na manhã desta quarta-feira (24) mais um lote de vacinas contra o novo coronavírus. A remessa de 59,5 mil...

Loja atacadista abre seleção para 200 postos de trabalho em Pomerode

Mais uma oportunidade de trabalho para os profissionais do Vale do Itajaí: o Grupo Koch está com 200 vagas abertas, em diferentes funções, para...

Prefeitura envia SMS com data da 2ª dose da vacina para cerca de 500 pessoas

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), enviou mensagem de texto (SMS) para o telefone de aproximadamente...