Início Nutrição Nutrição: receitas e dicas de sucos e chás para uma escolha refrescante...

Nutrição: receitas e dicas de sucos e chás para uma escolha refrescante e saudável, por Manoela Kraemer Fenilli

Hidratação é essencial ao nosso organismo para muitas funções vitais como já vimos anteriormente. E a água é o líquido mais indicado, mas sabe quando bate aquela vontade de tomar alguma coisa refrescante e prazerosa? 

Difícil resistir as tentações geladas principalmente no verão. E as escolhas mais práticas infelizmente são nocivas à saúde, ricas em açúcares ou adoçantes sintéticos, sódio, conservantes, aromatizantes químicos que “roubam” nutrientes no nosso organismo ao invés de ofertar.

Então, com intuito de motivar escolhas saudáveis e deliciosas para tomar, eu compartilho com vocês dicas e receitas de bebidas, que além de hidratar e refrescar, vão trazer muitos benefícios à saúde. Confira as opções de chás e sucos naturais que vão encher seu corpo de nutrição e vitalidade:

  • Suco ROXO, uma maneira mais completa de tomar suco de uva integral: deixe seu suco de uva mais rico agregando pitadas de nutrição. Tudo que tem cor arroxeada é rico em antioxidantes que ajudam a “blindar” nosso corpo contra radicais livres.

*Sugestão = 300 ml de suco de uva integral orgânico se possível + 3 rodelas de gengibre + 1 colher de sopa de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa) + 2 palitos de beterraba crua + pitada de canela em pó e açafrão da terra  + folhas de hortelã e gelo a gosto – liquidifique tudo até ficar com consistência homogênea e se delicie!

  • Suco VERDE, um jeito de inserir os vegetais verdes escuros no nosso dia a dia sem sofrimento: tudo que é verde escuro auxilia no detox do nosso corpo, possui clorofila e é rico em fibras, vitaminas A, B, C, K e minerais cálcio, magnésio, ferro, potássio, fósforo.

*Sugestão = 1 folha de couve ou 4 talos com folhas de espinafre + pitada de canela em pó e açafrão da terra + 3 rodelas de gengibre + 3 fatias de abacaxi sem casca + folhas de hortelã e gelo a gosto + 350ml de água ou água de coco natural – liquidifique muito e aproveite!

  • Chá MATE natural com pêssego ou limão gelado, substitua o industrializado, seu bolso e sua saúde agradecem: o chá mate ajuda a melhorar energia, foco mental, desempenho físico, imunidade e é rico em nutrientes antioxidantes também.

*Sugestão = Compre chá mate puro de boa qualidade, faça a infusão (deixar tampado quente) do chá por 5 minutos com a água quase fervente na proporção de 4 colheres de sopa de chá para cada litro de água filtrada, coloque junto para esquentar a água 1 pêssego sem casca e semente ou suco de 1 limão espremido com gominhos e se quiser adoçar 1 colher de sopa de açúcar demerara orgânico ou mascavo ou adoçante natural 100% stevia ou xilitol e para os fãs de mel ou melado é uma ótima opção no lugar dos anteriores. Depois coe e reserve numa jarra de vidro e beba gelado! Outra ideia para quem gosta de estilo “drink” é fazer essa receita concentrada reduzindo a água para 500ml na mesma proporção dos outros ingredientes e depois de gelado servir no copo com gelo e metade de água com gás ou tônica. 

*Opcionais para o chá: para dar um toque de especiarias pode acrescentar no preparo do chá canela em casca, cravo, gengibre, açafrão da terra, pimenta, folhas de hortelã ou alecrim.

*Substitutos do chá mate: para mesma receita e proporção pode usar chá verde, chá branco, chá preto, chá de hibisco, chá de cavalinha, chá de erva doce ou erva cidreira. 

Vamos ampliar as opções de bebidas que hidratam e ainda ajudam a dar um boost de nutrientes? Degustem das receitas acima e evitem ao máximo bebidas prontas açucaradas como refrigerante, sucos de pacotinho e caixinha e chás artificiais. Prefira sucos naturais da fruta liquidificados com casca e/ou bagaço quando possível evitando coar e assim aproveitando mais a fibra ou sucos de polpa de frutas naturais que também podem ser combinados com vegetais verdes crus, cenoura ou outras frutas e especiarias. 

Além de todas as dicas e receitas citadas, outras bebidas que podem estar entre as escolhas práticas e saudáveis: água com gás com limão espremido ou com canela em pau e laranja, Kombuchá, infusão de chás naturais de ervas, frutas ou casca de frutas (quentes ou gelados), smoothies, vitaminas de frutas, água naturalmente saborizada. Hidrata-se e cuide de você!

Texto escrito por MANOELA KRAEMER FENILLI

Manoela Kraemer Fenilli é nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Trecho da BR-470 será interditado nesta quinta-feira no Vale do Itajaí

Um trecho da BR-470 será interditado ao trânsito de veículos nesta quinta-feira (6), no Vale do Itajaí. O fechamento de ambas as pistas ocorrerá...

Covid-19: quarta-feira termina com 3 mortes e 95 novos casos em Blumenau

Blumenau registrou nesta quarta-feira (5) mais três óbitos, somando agora 494 mortes por coronavírus. Entraram para a lista de vítimas um homem de 58...

Durante briga, homem dá golpe de barra de ferro na cabeça do irmão

Uma briga envolvendo dois irmãos deixou uma pessoa ferida nesta quarta-feira (5), em Blumenau. O fato ocorreu por volta das 13h40min, na Rua Bonn,...

Juiz decreta prisão preventiva de jovem que cometeu chacina em Saudades

Notícia atualizada às 21h07minEram quase quatro horas da manhã desta quarta-feira (5) quando os autos de prisão em flagrante do jovem que matou cinco...

Homem fica ferido após cair do telhado de casa na Rua Bahia em Blumenau

Um homem ficou ferido após cair do telhado de uma casa nesta quarta-feira (5), em Blumenau. O acidente ocorreu por volta das 13h45min, na...
error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com