Início Nutrição Nutrição: 5 dicas fáceis para iniciar 2021 com a balança a seu...

Nutrição: 5 dicas fáceis para iniciar 2021 com a balança a seu favor sem fazer dieta, por Manoela Kraemer Fenilli

As deliciosas preparações culinárias feitas com todo carinho pelas famílias objetivando manter a tradição das festividades de fim de ano são inevitáveis. E então com toda essa comilança vem o exagero no consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e ingestão de bebidas alcoólicas.  

Mas calma lá, nada está perdido! Primeiro de tudo: o problema não é o que se come entre Natal e Ano Novo, e sim o que se come entre o Ano Novo e o Natal, ou seja, o ano inteiro. E por esse motivo eu quero compartilhar dicas muito importantes que auxiliarão você na mudança de hábitos, promoverão melhor qualidade de vida e de quebra ainda ajudarão nos quilinhos extras sem fazer dietas restritivas.

Que tal então começar 2021 colocando em prática o que sempre ficamos adiando? Também está pensando como recuperar as jacadas de fim de ano? Está no lugar certo lendo exatamente o que você precisa para entrar com “pé direito” neste ano e cuidar de você! Acompanhe comigo cinco dicas nutricionais fáceis de inserir no dia a dia e eficazes para retomar o foco na saúde e equilíbrio:

1 – Beba ÁGUA o suficiente para que o seu corpo tenha para todas as funções vitais e ainda sobre pra ajudar a queimar aquela gordurinha extra que sempre se quer perder. Além disso, a água é fundamental para transporte e absorção de nutrientes e eliminação de toxinas. Então capricha aí e tome uma média de 2,5 – 3 litros por dia.

2 – Dê a devida importância a sua MASTIGAÇÃO, mastigar adequadamente faz o cérebro entender quando já se está satisfeito ativando controle de fome, ajuda na digestão correta dos alimentos e auxilia na absorção mais eficiente dos nutrientes. Uma dica para iniciar o processo é utilizar talher menor (de sobremesa), assim automaticamente mastigamos mais devagar.

3 – MEXA-SE! Nosso organismo é preparado para luta (reservar o máximo que pode acumular tudo pois pode ser necessário no futuro) OU fuga (utilizar gordura como fonte de energia no músculo ➡️ adeus ao acúmulo de gordura). SAIA da inércia, cada dia sua preguiça vem em dobro, comece de algum jeito, não deixe pra amanhã. Pode ser qualquer exercício ou esporte, caminhada, dança, escada, etc. Movimente-se, em TODOS os sentidos, o mundo dá voltas não fique parado!

4 – Respeite o CICLO natural do organismo fazendo intervalo certo entre ingestão alimentar e descanso. O JEJUM fisiológico noturno de dez a 12 horas permite a regulação das funções essenciais do nosso corpo, melhora a ação hormonal e aumenta a imunidade, além de prevenir o ganho de peso. E, independente da sua rotina alimentar, jante cedo que essa estratégia vai te ajudar. Aquela velha história de não comer a noite para emagrecer tem sua explicação biológica!

5 – E por último não menos importante cuide do seu SONO. Jantar cedo contribui muito nesse fator, pois o organismo não deveria ficar na dúvida se digere os alimentos ou se prepara o corpo para descansar. Alimentos como banana, nozes, canela, abacate, cacau propiciam um sono melhor.

Sugestões para o relaxamento da mente: banho antes de dormir, ler um livro, assistir um filme de comédia romântica, desligar todos os aparelhos eletrônicos, evitar o celular, fazer meditação, tomar chás calmantes como camomila, melissa e bebidas quentes em geral.

Essas foram apenas algumas dicas para dar um norte nos hábitos que mais influenciam na nossa saúde. São detalhes simples que se forem ajustados na rotina diária só trarão benefícios. Claro que uma dieta equilibrada é fundamental e deve ser personalizada para cada necessidade individual. Mas de maneira simplificada procure fazer boas escolhas alimentares associadas com as dicas acima que você já estará no caminho certo.

Texto escrito por MANOELA KRAEMER FENILLI

Manoela Kraemer Fenilli é nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Crianças passam horas à espera de atendimento no Hospital Santo Antônio

Crianças com sintomas de gripe e, por consequência, de Covid-19 passam horas à espera de atendimento médico no Hospital Santo Antônio, em Blumenau, nesta...

Autor de homicídio é preso menos de cinco horas após o crime em Rio do Sul

Do crime a detenção do autor em uma manhã apenas. Um homem de 63 anos foi encontrado morto no início da manhã desta terça-feira...

PM apreende arma, drogas e prende suspeitos de tráfico no Badenfurt

Dois homens foram presos pela Polícia Militar nesta terça-feira (20) por porte ilegal de arma e suspeitos de tráfico de drogas no Badenfurt, em...

Covid-19: Três mortes e 137 novos casos em Blumenau nas últimas 24h

Mais três mortes decorrentes do novo coronavírus foram registradas em Blumenau nas últimas 24h, de acordo com as informações do boletim diário da Secretaria...

Obras interferem no trânsito da Rua Frei Estanislau Schaette nesta quarta-feira

O trânsito na Rua Frei Estanislau Schaette, no bairro Água Verde, em Blumenau, vai sofrer interferências nesta quarta-feira (21). Mesmo com o feriado nacional,...
error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com