Início Geral Morre em Blumenau o líder comunitário Amândio Castellain, aos 73 anos

Morre em Blumenau o líder comunitário Amândio Castellain, aos 73 anos

Familiares e amigos se despediram na tarde desta quinta-feira (21) do líder comunitário Amândio Castellain, que nasceu e fez história em Blumenau. O idoso morreu nesta quarta-feira (20), vítima de complicações decorrentes de um câncer no estômago, descoberto há cinco meses, segundo a família.

Mecânico ajustador, formado aos 16 anos pelo Senai, Castellain foi presidente e diretor do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos e Mecânicos de Blumenau na década de 1990. Teve destacada participação na efetivação do Controle Social do SUS na cidade, sendo presidente do Conselho Municipal de Saúde por quatro mandatos (1997-2004).

Também foi diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde na segunda gestão do prefeito Décio Lima. Idealizou e articulou a criação do Conselho Intersindical de Saúde e Ambiente do Trabalhador (CISAT), sendo seu coordenador geral por 10 anos, entidade que teve forte atuação em defesa da saúde do trabalhador.

Em 2013, recebeu homenagem da Câmara Municipal de Vereadores e do Tribunal Regional do Trabalho, por ocasião dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por sua destacada atuação para melhorar a relação entre capital e trabalho. Foi atleta e diretor do Clube Náutico América na década de 70.

Além do esporte, amava livros e teatro, tendo atuado como ator na época que trabalhava na Cia Hering, na década de 60. Cristão católico, militou na pastoral operária e nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), tendo participado de missões humanitárias no interior da Bahia.

Viúvo do primeiro casamento, deixa a segunda companheira, Lenita Lehmkuhl, com quem convivia há 27 anos, sete filhos e 13 netos. Nesta tarde, a Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota de pesar, lamentando a morte de Castellain, prestando sentimentos aos familiares e amigos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Esporte: Quando a conta não fecha, por Emerson Luis

R$ 5 mil reais.Pode não parecer nada no mundo do futebol.Mas é muito para um clube como o Metropolitano.Esse seria o...

Covid-19: Forças de segurança intensificam fiscalizações neste fim de semana

Rigor necessário. As forças de segurança do município vão intensificar as fiscalizações das medidas restritivas impostas pelo decreto nº 1.172, do Governo do Estado,...

Covid-19: Blumenau adere a consórcio nacional para compra de vacinas

Blumenau firmou nesta sexta-feira (05) um protocolo de intenções junto a Frente Nacional dos Prefeitos para aderir ao consórcio nacional e garantir a aquisição...

Covid-19: Mais dois óbitos e 259 novos casos registrados em Blumenau

Duas mortes por coronavírus foram confirmadas em Blumenau nas últimas 24h, segundo o boletim diário da Secretaria de Saúde da cidade. As vítimas foram...

Membros de facção criminosa são condenados em Blumenau

A 3ª Vara Criminal da comarca de Blumenau concluiu nesta sexta-feira (05) o julgamento da “Operação Sequentia", deflagrada pela Polícia Civil e que visava...