A Prefeitura de Gaspar planeja a aplicação das vacinas contra a Covid-19 na população, assim que as doses forem entregues pelo Ministério da Saúde. Ainda não estão fixadas datas para a vacinação na cidade, porém todos os insumos, estruturas e equipes já estão a postos para iniciar, de acordo com o calendário definido pelo Governo Federal.
Gaspar possui 14 unidades de saúde com sala de vacinação. Além disso, os locais se preparam para trabalhar com horários estendidos para evitar aglomerações. A possibilidade de vacinação do público-alvo em sistema de drive-thru, além da vacinação domiciliar aos acamados, também fazem parte das estratégias que podem ser adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o prefeito, Kleber Wan-Dall, Gaspar seguirá com todos os protocolos da campanha nacional. As datas, assim como o formato da vacinação, serão divulgados a partir do momento que o município do Vale do Itajaí tiver certeza de quantas doses virão para o município e quais os protocolos que devem ser adotados.
“Ainda há muitas incertezas sobre qual será a vacina que estará disponível para a população, assim como a data de início da campanha oficial, o público-alvo, a quantidade de doses. Mas a Secretaria de Saúde segue as orientações dos órgãos oficiais. Quando chegar a vacina no município, estaremos preparados para atender a população”, declarou o prefeito.
Grupos prioritários
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o plano estadual prevê a imunização, em um primeiro momento, de quatro grupos prioritários. Na primeira fase, serão vacinados profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e a população indígena. A segunda fase vacinará aqueles com idade entre 60 e 74 anos.
Na terceira fase, a imunização será para o grupo de pessoas que possui alguma comorbidade comprovada (diabetes, doença renal, doença respiratória crônica, câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras). Por último, a quarta fase da campanha será para professores, profissionais da segurança pública, do sistema prisional e de salvamento.
Apesar de haver vacinas contra a Covid-19 disponível no mercado, é necessária a aprovação emergencial do imunizante pela agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O padrão em campanhas de vacinação é o município receber doses e as seringas do próprio Ministério da Saúde.
Porém, mesmo com poucas informações confirmadas, Gaspar já garantiu insumos para atender toda a população, assim que as doses da vacina forem distribuídas aos municípios. A administração municipal acompanha as ações regionais e estaduais para possível aquisição de vacinas, caso o Ministério da Saúde não consiga disponibilizar as doses.