Início Saúde Gaspar avalia possibilidade de aplicar vacinas contra Covid-19 em drive-thru

Gaspar avalia possibilidade de aplicar vacinas contra Covid-19 em drive-thru

A Prefeitura de Gaspar planeja a aplicação das vacinas contra a Covid-19 na população, assim que as doses forem entregues pelo Ministério da Saúde. Ainda não estão fixadas datas para a vacinação na cidade, porém todos os insumos, estruturas e equipes já estão a postos para iniciar, de acordo com o calendário definido pelo Governo Federal.

Gaspar possui 14 unidades de saúde com sala de vacinação. Além disso, os locais se preparam para trabalhar com horários estendidos para evitar aglomerações. A possibilidade de vacinação do público-alvo em sistema de drive-thru, além da vacinação domiciliar aos acamados, também fazem parte das estratégias que podem ser adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o prefeito, Kleber Wan-Dall, Gaspar seguirá com todos os protocolos da campanha nacional. As datas, assim como o formato da vacinação, serão divulgados a partir do momento que o município do Vale do Itajaí tiver certeza de quantas doses virão para o município e quais os protocolos que devem ser adotados.

“Ainda há muitas incertezas sobre qual será a vacina que estará disponível para a população, assim como a data de início da campanha oficial, o público-alvo, a quantidade de doses. Mas a Secretaria de Saúde segue as orientações dos órgãos oficiais. Quando chegar a vacina no município, estaremos preparados para atender a população”, declarou o prefeito.

Grupos prioritários

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o plano estadual prevê a imunização, em um primeiro momento, de quatro grupos prioritários. Na primeira fase, serão vacinados profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e a população indígena. A segunda fase vacinará aqueles com idade entre 60 e 74 anos.

Na terceira fase, a imunização será para o grupo de pessoas que possui alguma comorbidade comprovada (diabetes, doença renal, doença respiratória crônica, câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras). Por último, a quarta fase da campanha será para professores, profissionais da segurança pública, do sistema prisional e de salvamento.

Apesar de haver vacinas contra a Covid-19 disponível no mercado, é necessária a aprovação emergencial do imunizante pela agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O padrão em campanhas de vacinação é o município receber doses e as seringas do próprio Ministério da Saúde.

Porém, mesmo com poucas informações confirmadas, Gaspar já garantiu insumos para atender toda a população, assim que as doses da vacina forem distribuídas aos municípios. A administração municipal acompanha as ações regionais e estaduais para possível aquisição de vacinas, caso o Ministério da Saúde não consiga disponibilizar as doses.

Jamille Cardoso
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Covid-19: Em Blumenau, dois novos óbitos e ocupação de UTI volta aos 100%

Mais dois óbitos por coronavírus foram registrados em Blumenau nas últimas 24h. Desta feita, as vítimas foram um homem de 87 anos - internado...

Manutenções em ruas de Blumenau alteram o trânsito nesta sexta-feira

Motoristas que trafegam em Blumenau devem ter atenção redobrada a partir de amanhã, devido à obras que serão executadas na cidade. Nesta sexta-feira (4),...

Feira Livre antecipa atendimento para sexta-feira em virtude de decreto

A Feira Livre de Blumenau, localizada na Rua Humberto de Campos, que tradicionalmente ocorre aos sábados, nesta semana optou por antecipar o atendimento ao...

Homem alterado entra na Câmara de Blumenau e PM acaba sendo chamada

A Polícia Militar foi acionada, no início da tarde desta quinta-feira (4), para atender uma ocorrência na Câmara de Vereadores, no Centro de Blumenau....

Família de Blumenau procura por jovem desaparecida desde terça-feira

Notícia atualizada às 16h25minHá dois dias, uma família de Blumenau sofre com o desaparecimento de uma jovem de apenas 21 anos. Camila Ribeiro Schut...