InícioGeralDefinida data para volta às aulas em Indaial com turmas alternadas

Definida data para volta às aulas em Indaial com turmas alternadas

A Prefeitura de Indaial definiu nesta quarta-feira (13) as datas e regras para a volta às aulas nas unidades da rede municipal de ensino. A partir do dia 1º de fevereiro, as crianças de 4 anos ao 9º ano poderão retornar. No dia 10 de fevereiro, será o início das atividades para as crianças de 0 a 3 anos nas creches de Educação Infantil.

O retorno seguirá uma série de orientações de prevenção à Covid-19. Porém, a volta às aulas presenciais é uma opção da família. Não existe obrigatoriedade. Os pais irão assinar um termo de compromisso e responsabilidade, caso não queiram enviar seus filhos à escola, para que possam realizar as atividades à distância, em casa.

Na educação especial, o retorno também será optativo. O calendário foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. Todas as ações de prevenção e o funcionamento das atividades nas escolas estão descritas no Plano Municipal de Contingência, que foi criado pelas unidades no segundo semestre de 2020.

Turmas alternadas

A retomada ocorrerá de forma alternada, seguindo as orientações da Vigilância Sanitária. Será permitida a capacidade máxima de 50% dos estudantes, conforme normativas. Para isso, haverá alteração na logística escolar, nas salas de aulas e também nos momentos de recreação.

O retorno das turmas ocorre em forma de rodízio para que as instituições municipais possam garantir o distanciamento dos alunos e manter a capacidade. Enquanto alguns alunos estão na escola com atividades presenciais, outros estarão em casa em atividades remotas, inclusive nas creches.

Transporte escolar

O transporte escolar volta com regramentos sanitários. Na entrada do ônibus, haverá aferição de temperatura. Caso o aluno apresente 38,5 ou mais, não será autorizado a entrar no veículo. Por isso, é essencial os pais acompanharem seus filhos, caso a criança tenha algum sintoma.

O uso da máscara será obrigatório em todos os ambientes. No caso das crianças menores de 2 anos, a pediatria não indica a utilização. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a participação da família nesse processo de adaptação será fundamental, principalmente para orientar as crianças sobre as ações de prevenção e a continuidade das atividades remotas.

Formação dos profissionais

Entre os dias 25 e 29 de janeiro, haverá uma formação pedagógica para os profissionais da educação com importantes informações e treinamento a respeito das normativas de prevenção à Covid-19, de acordo com os planos de contingência. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo fone (47) 3317-4145.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading