Após parte do telhado do conhecido casarão da Itoupavazinha desabar no último sábado (23), a Defesa Civil de Blumenau determinou que a construção histórica, localizada na Rua Frederico Jensen, seja reformada ou demolida. Os proprietários do imóvel foram notificados através da Justiça.
Atualmente, um casal vive na residência e está em processo judicial de usucapião, que é quando um bem passa a pertencer uma pessoa depois de muito tempo de uso. Porém, devido ao imóvel oferecer riscos para os moradores, é necessária a desocupação do espaço.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) tenta convencer as pessoas a saírem de forma voluntária. Do contrário, o município terá que fazer a retirada compulsória dos moradores. Assim que ocorrer a desocupação, a calçada em frente ao imóvel será isolada e um tapume deverá ser colocado para proteger pedestres e motoristas que trafegam no local.
A construção é tombada como patrimônio histórico do município, o que faz com que a casa também esteja em processo judicial por esse fato. O casarão, construído em 1888, possui uma longa história, dando lugar a uma casa de carnes e também uma loja de tecidos.