A manhã desta quarta-feira (22), foi de muita emoção em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. Todas as 18 vítimas, que morreram após a forte enxurrada que atingiu o município há uma semana, foram homenageadas pelos bombeiros voluntários de Santa Catarina. Os nomes dos moradores foram colocados em balões brancos, que enfeitam uma simbólica árvore de Natal, no centro da cidade. Na decoração também foram usadas peças doadas, bolas e enfeites descartados após o temporal.
Veja nas imagens do cinegrafista Marcos Fernandes:

O Instituto Geral de Perícias (IGP) divulgou a identificação de todas as vítimas:
Pâmela Tais Miranda, 19 anos
Francieli Hamm Wiese, 34 anos
Ariel Pereira, 5 anos
Vera Kloth, 48 anos
Alexia Correa do Nascimento, 19 anos
Daniel Wiese, 44 anos
Dieter Wiese, 50 anos
Elsa Hilma Wiese, 82 anos
Lourdes Sehnem, 57 anos
Lino Leopoldo Sehnem, 89 anos
Andrei Rangel Bozan, 28 anos
Bruna Ruseler Bozan, 27 anos
Lucilda Erhardt Sehnem, 83 anos
Alice Kloth, 78 anos
Mara Rovena Zink, 66 anos
Adriana Suchara Wiese, 52 anos
Mateus Wiese, 17 anos
Walter Kloth, 87 anos
Bombeiros se despedem do Alto Vale
Os bombeiros voluntários de Santa Catarina desmobilizaram as equipes da força-tarefa nesta terça-feira (22), depois de sete dias de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas e enxurrada em Presidente Getúlio. O socorro iniciou na noite de quarta-feira (16) e encerrou somente após a localização do corpo de Walter Kloth, 87 anos – o 18º desaparecido -, morador do bairro Ribeirão Revólver, a área mais afetada pelo evento climático. O Alto Vale do Itajaí contabiliza 21 mortos: 18 em Presidente Getúlio, dois em Rio do Sul e um em Ibirama.
Desde o início do evento climático, foram mobilizados 350 bombeiros voluntários de 18 corporações com o suporte de 23 veículos de emergência, drone, estação móvel de radiocomunicação e cinco binômios (bombeiro e cão de busca) – unidades de Caçador, Ilhota, Joinville, Lontra e Presidente Getúlio. O trabalho foi coordenado a partir de um posto de comando-geral, instalado na unidade dos bombeiros voluntários de Presidente Getúlio, e um posto de comando operacional, montado na área afetada pelos deslizamentos de terra. Os voluntários cooperaram com o Corpo de Bombeiros Militar de SC e coordenados pela Defesa Civil.
Com o fim das operações de busca e resgate, os bombeiros voluntários integraram o auxílio humanitário e limpeza da cidade. Na noite desta terça, equipes de Presidente Getúlio cooperaram com os bombeiros militares na limpeza de vias do centro da cidade. Calçadas e ruas foram lavadas; a lama e entulhos foram organizados em pontos estratégicos para facilitar a posterior remoção.