A Prefeitura de Rio do Oeste, na região do Alto Vale, confirmou na tarde desta terça-feira (15) que haverá velório para que os moradores possam se despedir do prefeito Humberto Pessati (MDB), de 56 anos, que morreu devido às complicações causadas pela Covid-19. Betão, como era conhecido, estava internado no Hospital Oase, em Timbó.
Através de um decreto municipal, o prefeito em exercício, Luis Carlos Muller, declarou luto oficial na cidade por oito dias, a partir de hoje. Pessatti deixaria a administração no final deste ano, após cumprir dois mandatos. A Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota de pesar lamentando a morte de Betão (clique aqui para ler na íntegra).
Velório
Pelas redes sociais, a Prefeitura de Rio do Oeste informou que medidas de segurança serão adotadas no velório, marcado para esta quarta-feira (16), na Igreja Matriz da cidade, das 7h às 14h. De acordo com a Nota Técnica Conjunta nº 025/2020 da DIVE/SES/SC, os funerais para óbitos ocorridos após 21 dias ou mais do início dos sintomas de Covid-19 poderão ocorrer com caixão aberto.
A permanência no local será restrita aos familiares. A população poderá se despedir respeitando o limite do cordão de isolamento, sendo permitido somente passar perante o caixão. O público deverá obedecer rigorosamente os cuidados de saúde, como uso de máscara, distanciamento de 1,5m e uso frequente de álcool 70%. Ainda não há informações sobre o sepultamento.