Pelo menos 306 pessoas foram presas pelo crime de tráfico de drogas em Blumenau durante 2020, informou o 10º Batalhão de Polícia Militar nesta segunda-feira (28). De acordo com a corporação, foram realizadas 194 operações de combate ao tráfico na cidade durante o ano.
Ainda segundo a PM, a maioria das prisões foi realizada em condomínios habitacionais da cidade, enquanto as maiores quantidades de drogas apreendidas estavam em residências usadas como pontos de distribuição. Veículos também foram interceptados no momento do transporte de drogas.
Ao todo, foram apreendidos durante o ano 536 quilos de maconha, 62,5 quilos de crack, 13,5 quilos de cocaína e 1.979 unidades de ecstasy (conforme ilustrado na imagem abaixo) – um recorde no combate ao tráfico de drogas na cidade.


Conforme o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Jefferson Schmidt, o tráfico de drogas provoca severos danos ao valor imobiliário das cidades, pois tomam os ambientes de consumo por vandalismo, pichações e desordens em geral.
“O combate coordenado a tráfico visa impactar o financiamento das organizações criminosas, evitando a prática de outros crimes graves que geralmente estão relacionados a drogadição,” afirmou Schmidt.