InícioGeralNutrição: por que é tão difícil deixar de lado o hábito de...

Nutrição: por que é tão difícil deixar de lado o hábito de comer um “docinho”? Por Ana Cristina Hermann

Você já prometeu que ía comer só um pedacinho daquela barra de chocolate e acabou comendo a barra toda? Bom, isso tem explicação! Quando consumimos um alimento muito rico em açúcar nossa glicemia aumenta e nossas papilas gustativas mandam o recado para o cérebro que algo doce está entrando.

Neste momento é liberado pelo pâncreas um hormônio chamado insulina, responsável por pegar essa glicose no sangue e transformar em energia ou estocar essa energia em forma de gordura. Mas não é só isso! Nesse processo liberamos um neurotransmissor chamado DOPAMINA, responsável pela sensação de prazer. Só que logo logo essa glicemia fica baixinha e os níveis de dopamina também descem…

E o que queremos? Aquela sensação prazerosa de novo, então o corpo pede MAIS AÇÚCAR e o ciclo se repete! Por isso é tão fácil ficar compulsivo por coisas doces. Então cuidado no consumo excessivo de açúcar. Você pode consumir em momentos pontuais, mas não faça disso um hábito. E se você já tem o hábito, vá reduzindo aos pouquinhos essa ingestão, o seu organismo vai se adaptar.

Texto escrito por ANA CRISTINA HERMANN

Ana Cristina Hermann é formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 2012. Tem especialização em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pela PUC-PR e pós-graduação em Nutrição Materno Infantil Ortomolecular pela FAPES-SP. Atendimentos especializados em emagrecimento, fertilidade, gestantes, lactantes, bebês (introdução alimentar) e crianças.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading