Pra essa semana que antecede o Natal, eu sigo firme na missão de ensinar sobremesas fáceis, que eu já testei aqui em casa e que todos amam. A receita de hoje será um manjar de coco e ameixa, um clássico que muita gente adora e outros odeiam, mas em minha defesa devo dizer que pra quem torce o nariz pra ameixa seca é só servir com outra calda, a de tangerina ou laranja por exemplo ficam maravilhosas acompanhando esse tipo de pudim mais neutro.
Antes de passar a receita em si eu fui pesquisar o porque usamos a expressão “manjar dos deuses” e o que achei foram lendas que contam que o termo vem da Grécia antiga, quando apenas deuses podiam comer uma sobremesa que era muito boa, uma espécie de manjar, e com o passar dos tempos a expressão passou a ser usada para basicamente qualquer coisa que seja divinamente boa. Deu pra entender? Rsrs
Então já anota essa receita de manjar que é sim um “manjar dos deuses” de tão gostoso:
Ingredientes
Para o Pudim:
1 lata de leite condensado
2 medidas da lata e meia de leite integral
1 vidro de leite de coco
½ xícara de amido de milho
½ xícara de coco ralado
Calda de ameixa:
1 ½ xícara de açúcar
150g de ameixas pretas sem caroço
1 pedaço de canela em pau
2 xícaras de água
Comece pelo pudim, misture bem todos os ingredientes e, em uma panela, leve ao fogo médio mexendo sem parar até engrossar bem. Despeje a mistura em uma fôrma para pudim (aquelas com furo no meio) untada com óleo de coco. Leve para gelar por no mínimo quatro horas.
Para fazer a calda é só misturar todos os ingredientes e levar ao fogo médio por aproximadamente dez minutos. Espere esfriar. Depois do tempo de geladeira é só desenformar o pudim, regar com a calda e servir.

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.