InícioGastronomiaGastronomia: Manjar branco que é um verdadeiro “manjar dos deuses”, por Juliana...

Gastronomia: Manjar branco que é um verdadeiro “manjar dos deuses”, por Juliana Fraga

Pra essa semana que antecede o Natal, eu sigo firme na missão de ensinar sobremesas fáceis, que eu já testei aqui em casa e que todos amam. A receita de hoje será um manjar de coco e ameixa, um clássico que muita gente adora e outros odeiam, mas em minha defesa devo dizer que pra quem torce o nariz pra ameixa seca é só servir com outra calda, a de tangerina ou laranja por exemplo ficam maravilhosas acompanhando esse tipo de pudim mais neutro.

Antes de passar a receita em si eu fui pesquisar o porque usamos a expressão “manjar dos deuses” e o que achei foram lendas que contam que o termo vem da Grécia antiga, quando apenas deuses podiam comer uma sobremesa que era muito boa, uma espécie de manjar, e com o passar dos tempos a expressão passou a ser usada para basicamente qualquer coisa que seja divinamente boa. Deu pra entender? Rsrs

Então já anota essa receita de manjar que é sim um “manjar dos deuses” de tão gostoso:

Ingredientes

Para o Pudim:

1 lata de leite condensado

2 medidas da lata e meia de leite integral

1 vidro de leite de coco

½ xícara de amido de milho

½ xícara de coco ralado

Calda de ameixa:

1 ½ xícara de açúcar

150g de ameixas pretas sem caroço

1 pedaço de canela em pau

2 xícaras de água

Comece pelo pudim, misture bem todos os ingredientes e, em uma panela, leve ao fogo médio mexendo sem parar até engrossar bem. Despeje a mistura em uma fôrma para pudim (aquelas com furo no meio) untada com óleo de coco. Leve para gelar por no mínimo quatro horas.

Para fazer a calda é só misturar todos os ingredientes e levar ao fogo médio por aproximadamente dez minutos. Espere esfriar. Depois do tempo de geladeira é só desenformar o pudim, regar com a calda e servir.

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com