Áudios que circulam pelas redes sociais afirmam que o futebol recreativo está liberado em Blumenau. A informação, porém, foi negada pelo prefeito interno Marcelo Lanzarin. Segundo ele, a restrição faz parte das medidas decretadas pelo Governo do Estado às regiões classificadas como risco gravíssimo para Covid-19, como é o caso do Médio Vale.
Ou seja, somente o próprio Governo do Estado poderia permitir a prática da atividade na região, uma vez que as prefeituras não podem “afrouxar” as medidas restritivas impostas pelo Executivo estadual.

“Ontem recebi um grupo de representantes dos ‘Soccers’ [futebol recreativo] solicitando que eles pudessem permanecer com suas atividades funcionando”, explicou. “Sinalizei que solicitaria ao Governo do Estado que revisse essa posição, mas não posso, como prefeito, adotar medidas de afrouxamento àquelas impostas pelo Governo do Estado. Então houve alguma confusão, um equívoco”.
Lanzarin afirmou ainda que já realizou a solicitação ao governador Carlos Moisés durante a reunião onde foi estipulado um “toque de recolher” em Santa Catarina. Segundo ele, Moisés repassou o pedido ao secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, e um estudo deverá ser realizado. Nenhum retorno, porém, foi realizado até então. Diante disso, o futebol recreativo segue proibido na cidade conforme decreto estadual.