Notícia atualizada às 14h20min
Na manhã deste sábado (19), o presidente Jair Bonsonaro e o ministro do desenvolvimento regional Rogério Marinho desembarcaram no Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, de onde seguiram em direção ao Alto Vale do Itajaí, para sobrevoar a região atingida pela enxurrada, que provocou mortes e muita destruição na última quarta-feira (16). Confira abaixo o vídeo:
A comitiva foi recepcionada pelo governador Carlos Moisés, pelo secretário Nacional e Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e pelo chefe da Defesa Civil do Estado, Aldo Baptista Neto. Juntos, eles sobrevoaram as áreas para avaliar a situação. “O Governo Federal entra com o apoio do Exército nas operações de restabelecimento e a Defesa Civil Nacional com o trabalho dos técnicos pra simplificar as ações e agilizar o repasse de recursos”, explicou Neto.
A Defesa Civil de Santa Catarina continua realizando o repasse de itens de assistência humanitária para as famílias atingidas, com colchões, kits de acomodação, limpeza e higiene, água potável e cestas básicas. No total, são mais de 5.000 produtos à disposição. Em paralelo a estas ações, o trabalho de limpeza dos municípios continua.
A partir de hoje, tropas do Exército começam a atuar no município de Presidente Getúlio com a missão de desobstrução e limpeza de vias para a retomada da normalidade do município. Foram enviados soldados do 23° Batalhão de Infantaria (BI) de Blumenau e do 5° Batalhão de Engenharia de Carros Blindados, sediado na cidade de Porto União.

Número de vítimas
Neste sábado, o número de vítimas fatais decorrentes das enxurradas no Alto Vale passou para 15. Foram registrados 12 óbitos em Presidente Getúlio, dois em Rio do Sul e um em Ibirama. As forças tarefas do Corpo de Bombeiros continuam realizando as buscas por seis pessoas que permanecem desaparecidas. Até o momento, 184 moradores estão desabrigadas e 284 desalojadas.