InícioGeralDefesa Civil de Blumenau divulga aviso com previsão de chuva e temporal

Defesa Civil de Blumenau divulga aviso com previsão de chuva e temporal

A Defesa Civil de Blumenau divulgou no início da tarde desta quinta-feira (17) uma nota meteorológica com a previsão do tempo para os próximos dias. Segundo o alerta, existe a possibilidade de chuva e temporal, com ventos e granizo de forma pontual, devido a presença de diversos sistemas meteorológicos sobre o Estado.

Às 15h, o nível do Rio Itajaí-Açu estava em 5,84m em situação de atenção. Nesta sexta-feira (18), a atuação de um cavado, que é uma área alongada de baixa pressão, favorece a condição para pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas entre o final da tarde e a noite.

A chuva prevista para o sábado (19) é causada pela atuação do cavado e pelo intenso calor, que contribuem para a formação de áreas de instabilidade. Essas situações trazem condição de pancadas de chuva com trovoadas e risco para temporais isolados com descargas elétricas, rajadas momentâneas com vento intenso e eventual queda de granizo de forma pontual entre a tarde e a noite.

Já no domingo (20), a passagem de uma frente fria combinada ao aquecimento superficial favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde e, novamente, há possibilidade de temporais. Podem ocorrer descargas elétricas, rajadas fortes e momentâneas de vento, chuva intensa em curto espaço de tempo e queda de granizo de forma pontual.

Aviso Meteorológico da Defesa Civil de Blumenau esclarece que a condição para rajadas de vento intenso no fim de semana não é causada pelo ciclone extratropical que atua entre a Argentina e o Uruguai, mas sim por outra configuração de sistemas meteorológicos (já citados acima). Para acompanhar a situação em tempo real, acesse o site do AlertaBlu neste link (clique aqui).

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com