InícioSaúdeCuidados são essenciais para reduzir transmissão da Covid-19 neste Natal

Cuidados são essenciais para reduzir transmissão da Covid-19 neste Natal

O ano de 2020 está terminando, mas a pandemia de Covid-19 ainda não. Por conta disso, a recomendação das autoridades sanitárias é de cautela e atenção para as tradicionais celebrações de Natal e Ano Novo. Ficar em casa e comemorar com as pessoas que já são do convívio diário é sem dúvida a opção mais segura.

Segundo os especialistas em saúde, quem vai receber convidados ou celebrar em outro local, estará exposto a diferentes níveis de contágio. Com base em material informativo divulgado pela Fiocruz e Ministério da Saúde, algumas recomendações ajudam a diminuir os riscos de transmissão do coronavírus. São elas:

  • Oriente seus convidados para que levem suas próprias máscaras e usem sempre que não estiverem comendo ou bebendo;
  • Tenha um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca entre os usos;
  • Tenha uma máscara extra, para o caso de necessidade de troca (tempo de uso, umidade ou sujeira);
  • Evite aglomerações e mantenha a distância de, pelo menos, dois metros entre os participantes;
  • Disponibilize álcool em gel nos ambientes e evite apertos de mão ou abraços;
  • Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado;
  • Lave as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou use álcool gel 70%;
  • Mantenha papel-toalha disponível para secagem, evitando o uso de tolhas de pano.

Os cuidados na hora da ceia

É fundamental que as pessoas tenham consciência de que, em 2020, as comemorações serão diferentes e com regras e protocolos para prevenir o contágio pelo coronavírus. No entanto, segundo os órgãos sanitários, nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19.

Por conta disso, os cuidados já começam a partir da preparação dos alimentos. Na impossibilidade de que cada grupo de convívio leve sua própria comida e bebida, o responsável pelo preparo deve lavar as mãos constantemente com água e sabão e usar máscara durante todo o processo.

O número de pessoas no ambiente deve ser mínimo. É muito importante não compartilhar objetos, como talheres ou copos. Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados (como utensílios para servir a comida, jarras e garrafas), lave as mãos com água e sabão ou use o álcool.

Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens individuais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas. Sempre que possível, ofereça condimentos, molhos para salada ou temperos embalados.

Pratos e bebidas em recipientes não individuais devem ser servidos por uma única pessoa, que deve lavar as mãos antes de servir e sempre usar a máscara. Após o evento, lave toda a louça em água corrente e com detergente, ou use a máquina de lavar louças.

Finalizando, é recomendado o uso de lixeiras com pedais para que as pessoas descartem seus lixos sem precisar colocar as mãos na tampa, sem esquecer de lavar as mãos após esvaziar a lata de lixo. Após o evento, lave toda a louça em água corrente e com detergente, ou use a máquina de lavar louças.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading