InícioSaúdeCovid-19: média móvel de casos cai pela segunda semana seguida em Blumenau

Covid-19: média móvel de casos cai pela segunda semana seguida em Blumenau

Blumenau voltou a registrar queda na média móvel de casos de coronavírus na última semana epidemiológica (6 a 12 de dezembro). Conforme a Secretaria de Saúde, 2.080 moradores da cidade foram diagnosticados com a Covid-19 durante o período – 17,8% a menos que o registrado na semana anterior (29 de novembro a 5 de dezembro), quando 2.533 casos foram confirmados.

Esta é a segunda semana consecutiva com queda nos índices de novos casos. A melhora veio após oito semanas seguidas (de setembro a novembro) registrando aumento contínuo de casos. Os números, porém, não trazem tranquilidade, uma vez que a última semana epidemiológica foi a quarta com mais casos registrados na cidade desde o início da pandemia (veja o gráfico abaixo).

Também houve redução no número de mortes registradas – embora os números ainda sejam preocupantes. Conforme a Secretaria de Saúde, 17 moradores locais morreram em decorrência da Covid-19 durante a semana. Na semana anterior, porém, foram registradas 21 mortes. Ou seja, são 38 óbitos em apenas duas semanas – média de quase três mortes por dia.

Conforme a Secretaria de Saúde, Blumenau registra pelo menos uma morte por dia desde 25 de novembro, totalizando 47 óbitos no período. Isto impacta em um dos piores momentos da pandemia, que já vitimou 228 pessoas na cidade. Confira no gráfico abaixo o número de mortes registradas por semana em Blumenau:

Por outro lado, Blumenau voltou a registrar aumento na taxa de ocupação de leitos de UTI. Conforme os dados da Secretaria de Saúde, os hospitais da cidade tiveram, em média, 65 leitos ocupados entre sábado (6) e domingo (12) – ou seja, uma ocupação média de 69,9%.

O destaque negativo foi registrado na quinta-feira (10), quando 71 leitos estavam ocupados – 75% dos 94 disponibilizados -, a maior quantidade desde o dia 4 de agosto. No boletim mais atualizado, divulgado neste sábado, porém, havia 64 leitos ocupados (68%) – 47 por moradores de Blumenau e 17 por pacientes de outras cidades.

*Aumento de 43 para 63 leitos em 30 de junho | ** Aumento de 63 para 94 leitos em 17 de julho

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com