InícioSaúdeCovid-19: em uma semana, casos caem 30% em Blumenau; mortes caem...

Covid-19: em uma semana, casos caem 30% em Blumenau; mortes caem 59%

Blumenau registrou, pela terceira semana seguida, queda no índice de novos casos de coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde, 1.445 moradores da cidade testaram positivo para a Covid-19 na última semana epidemiológica (6 a 12 de dezembro) – 30,5% a menos que o registrado na semana anterior, quando foram confirmados 2.080 casos (entre 29 de novembro e 5 de dezembro).

Conforme o levantamento realizado diariamente pelo Portal Alexandre José, o pico de casos registrados em apenas uma semana aconteceu entre os dias 22 e 28 de novembro, quando 2.901 pessoas foram diagnosticadas com o vírus – o equivalente a quase 10% de todos os casos registrados na cidade desde março. Veja os números por semana abaixo:

Os números impactaram em uma nova redução no número de casos ativos da doença – que chegou a mais de 4 mil há um mês. Segundo a Secretaria de Saúde, havia 2.032 casos ativos no dia 12 de dezembro. Uma semana depois (19), o número havia caído para 1.508 – uma redução de 25,7%.

Apesar disso, a taxa de ocupação média dos leitos de UTI Covid-19 segue alta. Conforme os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, 65 dos 94 leitos estavam ocupados (em média) durante a semana, o que representa uma ocupação de 69%. Na semana anterior, a média foi de 65,4 leitos ocupados (69,6%).

*Aumento de 43 para 63 leitos em 30 de junho | ** Aumento de 63 para 94 leitos em 17 de julho

Um fator que pode explicar a manutenção da taxa de ocupação das UTIs é o número de mortes decorrentes do novo coronavírus, que caíram cerca de 59% na última semana epidemiológica – foram sete óbitos registrados entre 13 e 19 de dezembro contra 17 na semana anterior (veja os números por semana no gráfico abaixo).

Ou seja, é possível deduzir que muitos dos pacientes que estavam internados na UTI na semana anterior seguem em tratamento no setor (o tempo médio de internação é de 15 dias). Os dados que comprovam tal dedução, porém, não são divulgados à imprensa – e somente poderão ser confirmados nos próximos dias.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading