Início Saúde Covid-19: com 21 mortes e 2,5 mil casos, Blumenau vive pior semana...

Covid-19: com 21 mortes e 2,5 mil casos, Blumenau vive pior semana da pandemia

A última semana epidemiológica (29 de novembro a 05 de dezembro) foi a pior de Blumenau no combate à pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde, 21 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 na cidade durante o período – número que só havia sido registrado entre os dias 9 e 15 de agosto.

Ao todo, Blumenau soma 46 mortes por Covid-19 nas últimas três semanas. Ou seja, a cidade registrou em média duas mortes por dia entre os dias 15 de novembro e 5 de dezembro. O pico de mortes em 21 dias foi observado entre 26 de julho e 15 de agosto, quando 55 pessoas perderam a vida. Veja os números por semana:

Conforme levantamento realizado pelo Portal Alexandre José, dois fatores tornam a última semana epidemiológica a pior desde o início da pandemia: o número de casos confirmados e a taxa de média de ocupação dos leitos de UTI no período, que superaram as registradas entre 9 e 15 de agosto.

Segundo a Secretaria de Saúde, 2.533 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 nos últimos sete dias – segunda maior quantidade registrada em uma única semana até então. Apesar disso, a cidade apresentou redução de 12,7% no número de novos casos se comparado à semana anterior, quando bateu o recorde com 2.901 casos confirmados (confira os números abaixo).

Com isso, o índice de pacientes já recuperados voltou a subir durante a semana, saltando de 86,7% para 89,6%. No contexto geral, 2.972 pessoas se recuperaram da Covid-19 em Blumenau nos últimos sete dias, elevando para 24.024 o número de pacientes “curados” na cidade. Por outro lado, o número de casos ativos caiu de 3.037 para 2.577.

Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI subiu consideravelmente, saltando de 57,5% no dia 28 de novembro (54 leitos ocupados) para 64,9% no dia 5 de dezembro (61 leitos ocupados). Já a taxa média de ocupação subiu de 45,4% para 61,9% em apenas uma semana (confira no gráfico abaixo) – aumento que ilustra o avanço do contágio na cidade.

Conforme os dados, o número de blumenauenses ocupando leitos de UTI manteve-se o mesmo em uma semana: 44. É preciso destacar, porém, que muitos dos pacientes internados há sete dias faleceram, enquanto outros receberam alta ou testaram negativo para o vírus. Ou seja, é possível afirmar que pelo menos 20 moradores da cidade foram internados na UTI somente nos últimos sete dias.

*Aumento de 43 para 63 leitos em 30 de junho | ** Aumento de 63 para 94 leitos em 17 de julho

Ao todo, 97 moradores de Blumenau diagnosticados (85) ou com suspeita (12) de coronavírus estavam internados nos hospitais da cidade neste sábado (5) – maior quantidade desde julho, quando a cidade chegou a somar 114 pacientes hospitalizados (62 confirmados e 52 sob suspeita de Covid-19).

O mesmo acontece com 29 moradores de outras cidades de Santa Catarina que precisaram ser encaminhados para Blumenau – quinta maior quantidade desde o início da pandemia. Ou seja, os três hospitais de Blumenau somam, juntos, 126 pacientes internados em decorrência do novo coronavírus (a maior quantidade desde julho).

Diante destes fatos, a expectativa é de que Blumenau – e toda a região do Médio Vale – se mantenha no estado gravíssimo na próxima atualização da Matriz de Risco para Covid-19 do Governo do Estado. Os números também estimulam a pergunta: estariam a caminho novas medidas restritivas?

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Taxista é assaltado e agredido com coronhadas após corrida em Blumenau

Um homem de 49 anos foi assaltado por dois homens na noite desta quinta-feira (22) em Blumenau. Conforme relato da Polícia Militar, a vítima...

Motorista de aplicativo leva 18 facadas durante assalto em Blumenau

Uma mulher de 47 anos foi esfaqueada ao ser assaltada na noite desta quinta-feira (22) em Blumenau. Segundo informações da Polícia Militar, ela trabalha...

Trio é preso momentos após cometer assalto a mão armada em Blumenau

Três homens foram presos na noite desta quinta-feira (22) momentos após cometerem um assalto a mão armada em Blumenau. Segundo informações da Polícia Militar,...

Sexta-feira deve ter tempo firme e predomínio de sol em Blumenau

A atuação do ar mais seco sobre o Vale do Itajaí garante tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em Blumenau nesta...

Covid-19: Em Blumenau, duas mortes e 110 novos casos nas últimas 24h

Mais duas mortes por coronavírus foram registradas em Blumenau nas últimas 24h. Os dados são do boletim diário da Secretaria de Saúde da cidade,...
error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com