Início Saúde Covid-19: casos ativos caem quase 40% em uma semana em Blumenau

Covid-19: casos ativos caem quase 40% em uma semana em Blumenau

Blumenau voltou a registrar queda nos índices do novo coronavírus no decorrer da última semana epidemiológica (de 20 a 26 de dezembro). De acordo com a Secretaria de Saúde, 885 casos foram confirmados no período – 38,7% a menos que os números registrados na semana anterior, quando 1.445 casos foram confirmados.

Conforme o acompanhamento diário realizado pelo Portal Alexandre José, esta foi a semana com o menor número de casos registrados dos últimos dois meses – ficando abaixo dos 994 casos confirmados entre os dias 25 e 31 de outubro. Ao todo, esta foi a quinta semana seguida com queda na média móvel de novos casos em Blumenau, como ilustra o gráfico abaixo:

Com isso, o número de casos ativos na cidade voltou a ficar abaixo de mil – algo que não acontecia desde o dia 2 de novembro. Segundo o levantamento, 927 moradores seguem em tratamento (em isolamento domiciliar ou hospitalizados), 38,5% a menos que o registrado no sábado passado (19), quando havia 1.508 pessoas nestas condições.

Também houve redução na taxa média de ocupação dos leitos de UTI na cidade, que caiu de 69% para 65,2% no intervalo de uma semana. Conforme a Secretaria de Saúde, havia em média 64,9 leitos ocupados de UTI entre os dias 13 e 19 de dezembro. A média caiu para 61,3 leitos ocupados na semana seguinte (veja a média semanal no gráfico abaixo).

Além disso, é importante ressaltar que o número de leitos ocupados vem baixando há quatro dias seguidos, caindo de 64 na quarta-feira (23) para 55 neste sábado (26) – ou seja, a taxa de ocupação caiu de 68% para 58% em apenas 96h. No domingo passado (20), por sua vez, havia 67 leitos ocupados – uma taxa de ocupação de 72,5%.

*Aumento de 43 para 63 leitos em 30 de junho | ** Aumento de 63 para 94 leitos em 17 de julho

Por outro lado, a média de mortes decorrentes do novo coronavírus segue alta. Ao todo, 11 pessoas faleceram no decorrer da semana epidemiológica, totalizando 246 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia (veja os números por semana abaixo). Com isso, o cenário ainda é considerado preocupante na cidade.

Em contrapartida, 1.455 moradores de Blumenau se recuperaram da Covid-19 durante a semana. Ao todo, 30.049 pacientes já estão recuperados na cidade – o correspondente a 96,2% dos diagnosticados até então. Este é o maior percentual de recuperados desde 7 de outubro (96,4%).

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Esporte: Quando a conta não fecha, por Emerson Luis

R$ 5 mil reais.Pode não parecer nada no mundo do futebol.Mas é muito para um clube como o Metropolitano.Esse seria o...

Covid-19: Forças de segurança intensificam fiscalizações neste fim de semana

Rigor necessário. As forças de segurança do município vão intensificar as fiscalizações das medidas restritivas impostas pelo decreto nº 1.172, do Governo do Estado,...

Covid-19: Blumenau adere a consórcio nacional para compra de vacinas

Blumenau firmou nesta sexta-feira (05) um protocolo de intenções junto a Frente Nacional dos Prefeitos para aderir ao consórcio nacional e garantir a aquisição...

Covid-19: Mais dois óbitos e 259 novos casos registrados em Blumenau

Duas mortes por coronavírus foram confirmadas em Blumenau nas últimas 24h, segundo o boletim diário da Secretaria de Saúde da cidade. As vítimas foram...

Membros de facção criminosa são condenados em Blumenau

A 3ª Vara Criminal da comarca de Blumenau concluiu nesta sexta-feira (05) o julgamento da “Operação Sequentia", deflagrada pela Polícia Civil e que visava...