InícioSaúde2,8 milhões de pessoas devem ser vacinadas contra a Covid-19 em SC

2,8 milhões de pessoas devem ser vacinadas contra a Covid-19 em SC

No mesmo dia que o Governo Federal apresentou o plano de vacinação nacional contra a Covid-19, Santa Catarina anunciou que pretende imunizar 2,8 milhões de pessoas dos grupos prioritários em um primeiro momento. O governador Carlos Moisés acompanhou a cerimônia em Brasília e garantiu que todos os esforços serão realizados para que as doses cheguem da maneira mais célere possível.

Segundo o cronograma do Estado, a vacinação dos grupos prioritários será dividida em quatro fases, como orienta o Ministério da Saúde. A primeira etapa consiste na imunização dos trabalhadores da saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que moram em instituições de longa permanência e a população indígena. Na segunda fase, o foco serão as pessoas com idade entre 60 e 74 anos.

A terceira etapa será voltada aos moradores que apresentam comorbidades (diabetes, doença renal, doença respiratória crônica, câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, pacientes que receberam transplante de órgãos, anemia falciforme e obesidade grave). Por fim, na quarta fase, serão professores, profissionais da segurança pública e do sistema prisional.

O Governo do Estado informou que o restante da população será vacinada conforme os insumos forem sendo repassados pelo Governo Federal. “Estamos adquirindo seringas e agulhas, reforçando a nossa rede de frios para garantir o armazenamento das doses, assim como a ampliação da rede elétrica e das salas de vacinação. Também estamos expandindo nosso quadro de vacinadores”, disse o governador.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, é atribuição do Governo Federal definir quais vacinas serão utilizadas no enfrentamento à Covid-19. “O que cabe aos Estados é tornar isso operacional. O Governo Federal nos manda as vacinas e a partir daí nós trazemos esse recurso de saúde pública para a população. É isso que estamos fazendo”, diz o secretário.

O Plano Estadual de Vacinação tem 25 páginas e está disponível na internet neste link (clique aqui para acessar). Caso seja necessário, o Governo do Estado garantiu que dispõe de R$ 300 milhões separados em caixa para a compra de vacinas. Os valores seriam suficientes para adquirir cinco milhões de doses.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading