InícioGeralGovernadora garante que prolongamento da Via Expressa está na lista de prioridades

Governadora garante que prolongamento da Via Expressa está na lista de prioridades

A governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr, disse que a obra de prolongamento da Via Expressa, em Blumenau, a SC-108, parada desde 2017, está na lista de prioridades do Governo do Estado. A declaração foi feita durante uma audiência virtual nesta sexta-feira (20) solicitada pelo deputado estadual Ivan Naatz (PL), que se recupera em casa da Covid-19. Também participou da reunião online o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

No início da conversa, Naatz contextualizou a situação da obra, mostrando um pequeno vídeo de como está o local nos dias de hoje. Os trabalhos, iniciados em 2016, foram paralisados em setembro de 2017 por uma série de problemas apontados pelo Ministério Público (MP). A Promotoria de Blumenau entrou com um inquérito alegando que houve mudanças no traçado, alteração no quantitativo e reforço de verba. Desde então, um verdadeiro imbroglio jurídico formou-se, impedindo a continuidade do serviço.

Vieira explicou que, de fato, houve superfaturamento, como apontou o MP. O Governo do Estado pagou cerca de 40% a mais e a empresa terá que devolver R$ 4 milhões. Em tratativas com a vencedora da licitação, ficou acordado que o valor será abatido dos recursos a serem pagos nas próximas etapas. Agora, engenheiros fazem o levantamento do que já foi executado e do que ainda precisa ser feito. A planilha deve ser apresentada na próxima terça-feira (24) ao promotor Gustavo Meireles Ruiz Diaz.

“Nós iremos procurar a Promotoria para apresentar os trabalhos e verificar se precisa de algum ajuste, dentro das medidas que estamos tomando, para que assim a gente consiga de fato dar a ordem de serviço para a obra, tentar construir um próximo passo”, informou o secretário, diante da governadora e do deputado. “Não temos um prazo, mas é certo que o Governo do Estado vai retomar essa obra. Precisamos fazer isso com bastante segurança”, garantiu Vieira.

Daniela declarou que é inadimicível uma obra ficar paralisada por tempo tempo. “Já está nas nossas priorodades, para que a gente consiga desenrolar essa situação, fazer o desembaraço para dar continuidade à obra com a maior celeridade possível (…) A gente tem a certeza da necessidade, da importância dessa obra para a região de Blumenau. Pode ter certeza que você terá todos os nossos esforços para resolver essa situação”, disse a governadora ao deputado, que é de Blumenau.

Em suas redes sociais, Naatz postou a seguinte mensagem neste sábado (21): “Saí feliz da conversa que tive com a governadora Daniela Reinehr sobre a retomada das obras da SC-108, em Blumenau. O governo deve se reunir com o MP nos próximos dias para tentar encontrar um caminho que destrave este problema. A obra está parada há 4 anos e é a principal obra de mobilidade urbana da Região Metropolitana de Blumenau”. Clique aqui para assistir a audiência virtual na íntegra.

Reunião virtual entre governadora, deputado e secretário de Estado da Infraestrutura
Jamille Cardoso
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com