InícioGastronomiaGastronomia: precisamos falar de sobremesas de Natal, por Juliana Fraga

Gastronomia: precisamos falar de sobremesas de Natal, por Juliana Fraga

Você não leu errado, nós realmente precisamos falar sobre as sobremesas de Natal, isso porque é possível sair do óbvio e ainda sim preparar algo muito gostoso para sua família nessa data tão especial. Eu sei que em muitas casas o que acaba sendo servido depois da ceia é um sorvete comprado no supermercado acompanhado de panetone. Isso normalmente acontece porque as pessoas passam o dia ocupadas demais com o jantar e ninguém leva a sobremesa a sério.

Eu particularmente penso mais na sobremesa, pois acho que ela fecha a refeição e é da sobremesa que todo mundo vai lembrar no fim das contas. Dito isso, até o Natal eu vou ensinar aqui receitas testadas por mim e aprovadas pela família. Aquelas receitas fáceis, que dá pra fazer um dia antes e servir depois do jantar ou do almoço de Natal. Hoje vou te ensinar a fazer pudim de leite condensado sem forno.

Receita:

2 latas de leite condensado

2 latas de creme de leite

1 xícara de leite

1 envelope de gelatina incolor (sem sabor)

Para o caramelo:

3 xícaras de açúcar

1 xícara de água

Comece pela calda de caramelo. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo até que ele derreta e fique com a cor de caramelo (cuidado pra não deixar queimar, é muito rápido pra passar do ponto). Junte a água fervendo aos poucos (cuidado aqui pois vai borbulhar e você pode se queimar seriamente). Despeje a calda no fundo e laterais da sua fôrma (pode ser com furo no meio ou redonda).

Vamos ao pudim. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o leite até misturar bem. Hidrate a gelatina conforme pede a embalagem, acrescente no liquidificador e bata mais um pouco. Agora é só despejar sobre a calda e levar pra gelar, no freezer por uma hora ou na geladeira por quatro horas.

Eu normalmente preparo as sobremesas de geladeira um dia antes. Acho que o tempo faz com que fiquem ainda mais saborosas.

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com