Notícia atualizada às 13h49min
Foi atualizada na manhã desta quarta-feira (4) a Matriz de Risco Potencial para Covid-19, pela Secretaria de Estado da Saúde, em Santa Catarina. A região do Médio Vale do Itajaí, onde está a cidade de Blumenau, voltou ao nível grave (cor laranja), saindo do nível alto (cor amarela). A mudança demonstra o aumento no número de pessoas positivadas pelo novo coronavírus no município. Até esta terça-feira (3), Blumenau contabilizava 1.190 casos ativos, com 16.042 infectados no total desde o início da pandemia.
A Prefeitura de Blumenau ainda não se pronunciou sobre a alteração. Segundo a assessoria de imprensa, as lideranças estão reunidas para definir as estratégias de combate à Covid-19 nos próximos dias. De acordo com as portarias já publicadas pelo Governo do Estado, no nível grave algumas atividades voltam a sofrer restrições. Academias de ginástica deverão limitar o número de usuários a 50% da capacidade, bibliotecas e museus devem fechar ao público, fica proibido o funcionamento de casas noturnas, boates, pubs e casas de shows, cinemas e teatros fecham novamente. Feiras e exposição não poderão mais acontecer.
Além disso, não será mais permitida a realização de eventos sociais para convidados sem cobrança de ingresso, compreendendo casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins. Hotéis, pousadas e albergues deverão limitar a 60% a capacidade de lotação de cada local. Jogos coletivos recreativos estão suspensos. A prova de roupas no comércio de vestuário não será mais permitida. Os shoppings, centros comerciais e galerias deverão limitar a capacidade de público em 70%.
Educação
Segundo as portarias estaduais em vigor, as aulas presenciais devem ser suspensas nas regiões em nível grave. Sendo assim, as escolas particulares de Blumenau, que haviam retomado com os atendimentos no mês passado, deverão fechar novamente, em um prazo de dois dias, e só poderão voltar a receber os alunos quando a cidade retornar para a cor amarela no mapa.
