InícioSaúdeAlerta aceso: Blumenau registra quase mil casos de Covid-19 em uma semana

Alerta aceso: Blumenau registra quase mil casos de Covid-19 em uma semana

Uma nova alta no número de novos casos de coronavírus foi registrada em Blumenau no decorrer da última semana epidemiológica (entre os dias 25 e 31 de outubro). De acordo com a Secretaria de Promoção da Saúde, 994 pessoas testaram positivo para a Covid-19 no período – uma média de 142 novos casos por dia. Os números são 41% maiores que os registrados na semana anterior.

Estatisticamente falando, esta foi a sexta semana com o maior número de casos registrados na cidade desde o início da pandemia. Até então, Blumenau só registrou mais casos nas cinco semanas entre 5 de julho e 8 de agosto – época em que a cidade vivenciou o pico da pandemia (confira no gráfico abaixo).

Os dados acendem o alerta em Blumenau e região. Conforme acompanhamento realizado pelo Portal Alexandre José, os casos na cidade vêm aumento continuamente há cinco semanas, subindo e 32,6 novos casos diários entre 20 e 26 de setembro para os 142 casos diários da última semana (25 a 31 de outubro) – um aumento de 335% em cinco semanas.

No gráfico abaixo é possível observar a curva registrada na cidade nas últimas semanas – muito semelhante à registrada no período que antecedeu o pico de novos casos semanais. O aumento de casos na época, porém, foi ainda mais considerável, crescendo mais de 527% em cinco semanas (entre 7 e 13 de junho até 5 e 11 de julho). Confira:

É importante ressaltar que o aumento de casos pode trazer impactos significativos à cidade, afinal este é um dos fatores observados na elaboração da Matriz de Risco para a Covid-19. Atualmente em situação de risco Alto, o Médio Vale – onde Blumenau está situada – caminha a passos largos para um retorno à situação Grave. Caso isso aconteça, diversas medidas restritivas serão readotadas em toda a região.

A Prefeitura de Blumenau, por sua vez, segue afirmando que a situação está sob controle, uma vez que a taxa de ocupação nos hospitais da cidade segue estabilizada – a UTI, por exemplo, tem 21% dos leitos ocupados, de acordo com o boletim divulgado neste sábado (31). Diante disso, o município afirma que não irá impôr novas medidas restritivas, seguindo apenas às determinadas pelo Governo do Estado.

Mortes

Conforme a Secretaria de Promoção da Saúde, duas mortes em decorrência do novo coronavírus foram registradas em Blumenau nesta última semana epidemiológica. As vítimas foram um homem de 59 anos, que morreu no domingo (25), e uma mulher de 69 anos, falecida neste sábado (31). Ambos estavam internados na UTI.

Com isso, a cidade manteve a média observada nas últimas semanas e vê o número de mortes estabilizar (veja o gráfico abaixo). A expectativa, porém, é que as mortes decorrentes da Covid-19 parem de ser registradas. Para isso, é necessário aguardar que todos os pacientes internados em leitos de UTI (10, conforme o boletim atualizado) recebam alta hospitalar e torcer pela queda na taxa de infecção na cidade.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com