Início Geral Saiba como será o retorno das aulas presenciais em Blumenau

Saiba como será o retorno das aulas presenciais em Blumenau

Secretária municipal de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders participou da live de atualização dos números do novo coronavírus desta quarta-feira (7) para atualizar a população sobre a retomadas das aulas presenciais na cidade, conforme portaria publicada pelo Governo do Estado na véspera.

Segundo ela, a rede municipal de ensino ainda não tem data definida para retomar as atividades presenciais. Além disso, informou que o retorno dos alunos às atividades presenciais será opcional – ou seja, os familiares decidirão pelo retorno (ou não) através de uma pesquisa que será disponibilizada nos próximos dias.

“Os resultados da pesquisa serão repassados aos diretores”, disse a secretária. “A partir disso vamos planejar como se dará esse retorno. Hoje não podemos dizer data, a forma.. só podemos afirmar que ninguém será obrigado a voltar. Estamos apenas ofertando as aulas para quem deseja assisti-las”.

De acordo com a secretária, as aulas não-presenciais seguirão sendo realizadas até o dia 18 de dezembro. Segundo ela, a validação do ano letivo será feita através da plataforma virtual – ou seja, não haverá interferência caso o aluno opte por não retornar à sala de aula.

Comitê Municipal

A secretária destacou ainda que todas as instituições de ensino – públicas municipais, estaduais ou da rede privada – deverão criar um plano de contingência, conforme determinação do Governo do Estado. O objetivo é trazer mais segurança para o retorno com os estudantes.

Tais planos deverão ser apresentados e aprovados por um comitê municipal – grupo formado por representantes da prefeitura, da rede privada de ensino e de várias instituições e conselhos. “Ou seja, quem autoriza o retorno é o comitê, e não apenas a Prefeitura”, frisou a secretária.

Professores

A secretária afirmou ainda que, assim como os alunos, os professores também decidirão se voltarão ou não às atividades presenciais. Além disso, garantiu que os profissionais seguirão cumprindo a carga de horário atual, abastecendo a plataforma utilizada nos últimos meses.

“Como temos uma determinação, vamos nos organizar para ver quais professores voltarão para as escolas”, comentou. “Os professores seguirão sua carga horária alimentando a plataforma. Os professores que quiserem aumentar sua carga horária podem voltar, por exemplo. Será um trabalho de RH”.

Rede estadual

Questionada, a secretária disse que o retorno das aulas presenciais nas unidades de ensino da rede estadual deverão seguir critérios estabelecidos pelo Governo do Estado. Apesar disso, assegurou que as escolas também deverão apresentar um plano de contingência que deverá ser aprovado pelo Comitê Municipal. Caso contrário, não estarão autorizadas a retomar as atividades presenciais.

Rede privada

O mesmo se aplica às unidades da rede privada de ensino (escolas particulares), que também deverão apresentar um plano de contingência ao Comitê Municipal. Apesar disso, a secretária garantiu que, a partir desta quinta-feira (8), as respectivas escolas terão autonomia na tomada de decisões, conforme determinação estadual.

Ensino Superior

A secretária informou que as unidades de ensino superior – como as faculdades e cursos técnicos – não entraram nesse plano de contingência municipal. Segundo ela, o Governo do Estado já liberou a retoma das atividades nas respectivas unidades, que dependem agora e uma atualização dos decretos municipais.

Ensino infantil

Por fim, não houve comentários sobre um possível retorno das atividades presenciais no ensino infantil. Tal medida já era esperada, uma vez que o retorno do atendimento às crianças é encarado como um desafio a parte em tempos de pandemia.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Fies: inscrição para não matriculados pode ser feita até terça-feira

Candidatos não matriculados em instituição de educação superior podem se inscrever até as 23h59min da próxima terça-feira (3), para as 50 mil...

Beneficiários do Bolsa Família recebem mais uma parcela do auxílio emergencial extensão

A Caixa realiza nesta sexta-feira (30) o pagamento de R$ 420,3 milhões referente à segunda parcela do Auxílio Emergencial Extensão para 1,6...

Homem é flagrado com bebidas escondidas por baixo da roupa em supermercado de Pomerode

A Polícia Militar foi acionada na tarde desta quinta-feira (29) para uma ocorrência no mínimo inusitada, em Pomerode. Por volta das 15h,...

Blumenau retoma o agendamento das consultas eletivas presencialmente e on-line

A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau retomou os agendamentos de consultas eletivas no mês de setembro. Os profissionais das unidades...

Carro bate contra contêiner de entulhos no bairro Velha e condutor foge do local

No início da madrugada desta sexta-feira (30), a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) foi acionada para atender a um acidente, em Blumenau....