A partir da próxima semana, a equipe do Programa de Combate à Dengue, da Secretaria de Saúde (Semus) de Blumenau vai iniciar o Levantamento de Índice Rápido Amostral (LIRAa), o segundo feito este ano. O LIRAa faz parte das ações de combate ao Aedes aegypti e será desenvolvido até o fim de novembro para verificar a atual situação entomológica em relação ao mosquito na cidade.
Neste período, todas as 1.650 armadilhas instaladas no município serão desativadas para o levantamento. Visitas serão feitas por 65 agentes de endemias, simultaneamente em diversos bairros da cidade, a fim de verificar cerca de 40 mil imóveis. Os agentes da Semus estarão identificados com uniforme e crachá que traz nome e matrícula do profissional, conforme consta no site da Prefeitura.
Até o dia 26 de outubro, foram identificados 1.010 focos do mosquito Aedes aegypti em Blumenau. Em todo o ano de 2019, foram registrados 308 focos. Os bairros Centro, Itoupava Seca, Velha, Victor Konder, Vila Nova, Jardim Blumenau, Água Verde e Itoupavazinha são considerados infestados.
Levantamento em março
Um primeiro levantamento havia sido feito em março. Naquela época, mesmo diante da pandemia de coronavírus, os agentes de endemias visitaram mais de 5 mil residências, dos 165 mil imóveis do município. No fim daquele mês, o município contabilizava 394 focos nos bairros Água Verde, Garcia, Itoupava Seca, Salto do Norte e Velha.
Dicas e cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
- Elimine água parada de todos os recipientes;
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
- Mantenha lixeiras tampadas
- Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água
- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
- Mantenha ralos fechados e desentupidos
- Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana
- Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito
- Retire a água acumulada em lajes
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário
- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue