InícioGeralPolícia Civil investiga irregularidades na compra de merenda escolar em Blumenau durante...

Polícia Civil investiga irregularidades na compra de merenda escolar em Blumenau durante a pandemia

Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrução, em Blumenau, cumpriu mandados de busca e apreensão na Intendência da Vila Itoupava e no Sindicato dos Agricultores. De acordo com o delegado Lucas Almeida, foi verificado o uso irregular de verba federal destinada à merenda escolar no período da pandemia.

Os produtos foram usados para compor as cestas de verduras para as famílias dos estudantes da rede municipal. Nas investigações, foi verificada a compra de itens de hortifruti dos agricultores familiares, porém, com valores mais elevados do que os praticados no mercado, o que traz prejuízo aos cofres públicos.

Além disso, segundo o delegado, há a denúncia de que alguns dos agricultores familiares contemplados na chamada pública não estavam plantando os produtos para o que foram contratados, mas na verdade, adquiriam no CEASA local e depois repassavam à Prefeitura de Blumenau.

O delegado Lucas Almeida, afirma que há suspeita da participação de um agente publico da prefeitura no esquema criminoso. “Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação e falsidade ideológica,” ressalta Almeida.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Blumenau informou que “diante da investigação policial anunciada na manhã desta quarta-feira (21), que está apurando supostas irregularidades na aplicação da verba da merenda escolar em Blumenau, informamos que o prefeito municipal determinou a instauração de sindicância interna para apuração dos fatos e exonerou o servidor público citado na investigação.

Também por determinação do prefeito municipal, a Controladoria Geral do Município realizará auditoria em todos os contratos relacionados à compra de produtos da agricultura familiar, para assegurar a probidade administrativa e a continuidade desse importante programa de geração de renda e manutenção dos produtores rurais no campo.”

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com