InícioNutriçãoNutricão: tudo sobre a dieta detox, por Luana Santos

Nutricão: tudo sobre a dieta detox, por Luana Santos

Muito conhecida e executada para quem exagerou nas refeições do fim de semana, a dieta detox é um tipo de estratégia alimentar baseada no consumo de frutas, hortaliças, água, sucos e chás. Possui a função de eliminar as toxinas causadas por maus hábitos alimentares como o consumo de industrializados, farinhas brancas, açúcares e bebidas alcoólicas, fazendo uma verdadeira limpeza no nosso organismo.

Nesse planejamento alimentar, os alimentos que possuem essa propriedade detoxificante são os vegetais verdes escuros, folhas verdes e brássicas como brócolis, couve flor, couve manteiga, couve de Bruxelas, frutas fibrosas como maçã, laranja, abacaxi, melão… Além disso, o carboidrato deve ter como base os integrais como arroz integral, quinoa, aveia e leguminosas de diversos tipos como feijões, lentilha, ervilha, grão de bico. Proteínas são permitidas somente as brancas como peixe e frango por serem de mais fácil digestão. 

Os chás de ervas também são grandes aliados por seu efeito diurético, como cavalinha, gengibre, hibisco, sem nenhum tipo de açúcar ou adoçante. Os alimentos proibidos nesse período são as carnes vermelhas, café, açúcares, farinhas brancas, frituras, bebidas alcoólicas e qualquer tipo de industrializados.

É importante lembrar, que perda de peso acaba acontecendo como consequência, devido à eliminação da retenção de líquidos e toxinas. Esse é um tipo de estratégia alimentar com a principal função de limpeza do organismo e não visando somente emagrecimento.

Para um emagrecimento constante e duradouro é preciso uma reeducação de hábitos alimentares para a vida, e não somente uma dieta a curto prazo. A detox geralmente a detox é feita por sete dias, por se tratar de um aporte calórico menor e não deve ser realizada ser orientação do nutricionista. 

Texto escrito por LUANA DOS SANTOS

Luana dos Santos é formada em Nutrição pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2011. Pós graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Cruzeiro do Sul (VP Funcional) e Fisiologia e Treinamento Desportivo pela Uniasselvi. Atua nas áreas de performance esportiva, alta performance, ênfase em Crossfit, hipertrofia e emagrecimento.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com