InícioNutriçãoNutrição: higienização de frutas, legumes e verduras, por Luana Effting

Nutrição: higienização de frutas, legumes e verduras, por Luana Effting

A higienização correta de frutas, legumes e verduras deve ser feita para garantir a eliminação de bactérias, vírus e germes. Saiba a orientação correta através do passo a passo:

  • Limpeza: lave o alimento em água corrente. Para as folhas faça uma a uma para tirar bem as sujidades.
  • Sanitizar: coloque o alimento em uma solução com hipoclorito de sódio (encontrado em supermercados) ou água sanitária. Use uma colher de sopa do produto para um litro de água ou conforme orientação do fabricante. Deixe de molho por 15 minutos.

O vinagre não esteriliza o alimento, mas ajuda na sanitização e na eliminação de bichinhos. Pode acrescentar à solução clorada uma colher de sopa.

  • Enxaguar: Enxague bem o alimento para retirar os resíduos de cloro.
  • Armazenar: Seque o alimento com auxílio de um pano limpo ou papel toalha ou centrífuga de alimento para as folhas. Armazene em pote fechado ou sacolas próprias para armazenar alimentos.

No caso de alimentos que serão cozidos, fritos ou assados, basta higienizar com água corrente já que o processo de calor é suficiente para eliminar possíveis microrganismos presentes nestes alimentos.

Texto escrito por LUANA EFFTING

Luana Effting é nutricionista formada em 2015, com especialização nas áreas clínica e esportiva. Atua nas áreas de emagrecimento, hipertraofia, desempenho esportivo, tratamento de alterações intestinais e metabólicas e na orientação para vegetarianismo/veganismo.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com