InícioGeralNutrição: como evitar o chamado efeito sanfona, por Luana dos Santos

Nutrição: como evitar o chamado efeito sanfona, por Luana dos Santos

O terror de muitos! Quem já conheceu alguém que volta e meia emagrece muito e depois ganha todos aqueles quilos perdidos?

Isso é muito comum quando fazemos algum tipo de DIETA restritiva durante muito tempo, pois é muito difícil permanecer comendo menos do que seu corpo necessita. Quando isso ocorre, vários sinais e consequências podem ser notados, como irritabilidade, agressividade, ansiedade, surgimento de lesões, cansaço, fadiga, desânimo…

Além de estressar o organismo, uma ingestão baixa e inadequada de nutrientes pode causar alguns distúrbios hormonais, transtornos alimentares ou surgimento de algumas patologias. Por isso é sempre necessário o acompanhamento de um profissional da área.

Quando o corpo estressado não aguenta mais, nós explodimos cansados de tanta restrição e acabamos descompensando na alimentação, comendo mais e engordando novamente. Sem contar que dietas restritivas possuem prazo de validade. Dessa forma, se a dieta tem data para terminar, o processo de emagrecimento também terá.

O segredo para um emagrecimento permanente é a constância. Reeducar um hábito para a vida, se alimentar de forma saudável, comer frutas, verduras, não eliminar nenhum tipo de macronutriente (afinal todos têm função essencial ao organismo), praticar exercícios físicos, e ter sim seus momentos de lazer, de refeições livres, de confraternização.

Dieta possui um curto período de tempo. Reeducação de hábitos é para a vida toda!

Texto escrito por LUANA DOS SANTOS

Luana dos Santos é formada em Nutrição pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2011. Pós graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Cruzeiro do Sul (VP Funcional) e Fisiologia e Treinamento Desportivo pela Uniasselvi. Atua nas áreas de performance esportiva, alta performance, ênfase em Crossfit, hipertrofia e emagrecimento.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com