InícioGastronomiaGastronomia: veja como fazer e incluir brotos na sua alimentação, por Juliana...

Gastronomia: veja como fazer e incluir brotos na sua alimentação, por Juliana Fraga

Pra quem nunca ouviu falar, brotos são as plantas em seu estágio inicial de desenvolvimento. É quando ele começa o processo de germinação. O consumo dos brotos é muito comum nas culinárias indiana e orientais em geral, e aqui no Brasil estamos aprendendo a usar na alimentação e ter os brotos como aliados na manutenção da nossa saúde.

A planta nesse estágio é leve, saudável, rica em minerais e de baixa caloria, e pode ser consumida crua, em saladas ou sucos ou levemente refogada, com azeite, sal e pimenta. Os benefícios do broto são inúmeros, além de serem probióticos, ou seja, alimentarem as boas bactérias do intestino, eles costumam ser de mais fáceis digestão do que quando consumidos cozidos.

Os brotos mais comuns na nossa alimentação são os de feijão, bambu, alfafa, lentilha, ervilha e grão de bico e fazê-los em casa é bem simples. Primeiro você precisa lavar bem o grão e deixá-lo de molho por 12 horas em água. Depois desse período lave muito bem os grãos em água corrente. Coloque-os em um escorredor ou peneira e tampe com um pano limpo. Agora eles vão ficar assim, em temperatura ambiente, em um lugar arejado e que não pegue sol.

Com o passar do tempo eles vão começar a germinar. O tempo vai depender de cada grão que você escolher. É importante mantê-los úmidos, então de uma a duas vezes por dia, passe-os na água corrente. Tudo vai depender da temperatura e da umidade do ambiente. Dentro de 24 a 48 horas eles devem estar prontos para o consumo. Use em saladas e refogados para incorporar ainda mais nutrientes nas suas refeições. Consuma em até sete dias.

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com