InícioGastronomiaGastronomia: receita de bolo de banana e aveia, por Juliana Fraga

Gastronomia: receita de bolo de banana e aveia, por Juliana Fraga

Eu queria um bolo que fosse fácil, rápido e ainda por cima saudável, e podem acreditar, ele existe. Peguei uma receita que tenho e fiz umas adaptações e deu super certo. Troquei farinha de trigo por aveia, açúcar refinado por mascavo e acrescentei frutas secas e castanhas pra deixar ele com mais sabor e ainda mais nutritivo.

Anota essa receita e dá uma olhada no vídeo pra vocês entenderem do que eu estou falando. Espero que façam em casa e gostem!

Bolo de banana e aveia

Ingredientes:

4 bananas maduras

4 ovos

2 xícaras de aveia em flocos

3 colheres de óleo de coco

4 colheres de açúcar mascavo

1 colher de fermento em pó

1 colher de canela em pó

½ xícara de passas

½ xícara de coco ralado ou em lascas

½ xícara de semente de abóbora

½ xícara de castanhas diversas (usei nozes, do Pará e amêndoas)

Todas as frutas secas e castanhas são opcionais, use o que você tiver em casa.

Para a calda:

3 colheres de óleo de coco

2 colheres de açúcar mascavo

2 colheres de cacau em pó

Modo de fazer:

Comece pré-aquecendo o forno em 180 graus e untando uma assadeira (usei redonda de 20 centímetros, untei com óleo de coco e farinha de aveia).

Misture uma xícara de aveia, canela em pó, as passas (ou outra fruta seca que preferir), as sementes (pode usar chia, linhaça ou qualquer outra), coco ralado ou lascas e as castanhas picadas. No copo do liquidificador junte as bananas, os ovos, um xícara de aveia, o açúcar mascavo e o óleo de coco. Bata bem. Misture os sólidos e os líquidos delicadamente. Junte o fermento e leve pra assar por meia hora.

Para a calda é só juntar todos os ingredientes e levar ao fogo baixo ou micro-ondas até incorporar (é bem rápido) e despejar sobre o bolo. Veja no vídeo feito pela Juliana o passo a passo:

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading