Quem já me acompanha aqui na coluna há mais tempo ou até mesmo quem me segue no Instagram sabe que eu sou super adepta das receitas práticas, aquelas que não exigem grandes esforços para ficarem deliciosas. Essa torta não é diferente. Apesar de ter alguns processos é muito simples e fica simplesmente divina. Feriadão merece essa maravilha que impressiona qualquer um.

Para a massa usei farinha de amêndoas combinada com farinha de trigo, pois como usei pêras no recheio e achei que combinava uma massa mais suave e saborosa, e de fato fez toda diferença no resultado final.
Massa:
200g farinha de trigo
50g farinha de amêndoas
75g açúcar
1 ovo
150g manteiga gelada
Recheio:
3 pêras
230g creme de leite fresco
125g açúcar
15g amido de milho
2 ovos
Foto: Juliana Fraga Foto: Juliana Fraga
Comece pela massa. É só misturar tudo delicadamente usando as pontas dos dedos até formar uma bola e desgrudar das mãos (é a chamada massa podre, aquela coisa deliciosa que desmancha na boca depois de assada). Enrole em plástico filme e leve para a geladeira por 30 minutos. Abra com rolo e forre o fundo e laterais de uma assadeira com fundo falso (de uns 20 centímetros).
Para o recheio descasque as pêras e corte em gomos. Em um bowl misture o creme de leite, açúcar e amido de milho. Misture bem e acrescente os ovos batidos. Misture tudo muito bem com fouet. Despeje sobre a massa e cubra com as frutas. Dá pra usar maçãs, pêras ou outra fruta mais firme que você preferir.
Leve ao forno pré aquecido a 200 graus até firmar (uns 30 minutos). Espere esfriar e pode servir.

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.