Em uma situação normal, se não fosse a pandemia de Covid-19, este domingo seria um dia de grande visitação no Parque Vila Germânica. Seria o primeiro final de semana da Oktoberfest Blumenau 2020. Seria uma oportunidade de celebrar a vida, mantendo as tradições da nossa terra. Seria. Mas não é.
Com o cancelamento da maior festa Alemã das Américas, muitos planos foram adiados. Infelizmente. E olha que tinha gente contando os dias para a 37ª edição do evento. É o caso dos moradores de Blumenau Fabiana Lange Brandes e Ricardo Brandes – criador do Oktoberblog (clique aqui para acessar).
Para abastecer a página com informações e curiosidades da festa, o casal mergulhou de cabeça na história da Oktoberfest, trazendo relatos, desde 2006, das histórias da Oktober e notícias da região. “Para 2020, esperavamos brilhar com nosso trabalho cada vez mais consolidado”, revela Fabiana, que é a diretora de conteúdo.
Porém, este ano, o trabalho teve ser adaptado. E com a ajuda das redes sociais, o resultado tem sido surpreendente para o casal, numa prova de que a Oktoberfest vai muito além dos pavilhões. ” Toda mudança gera desconforto, mas cremos que, se tudo der certo, a Oktober de 2021 será emocionante no sentido de nos reencontramos para celebrar, após um ano tão desafiador”, declara Fabiana.

Leia também as demais reportagens da série
Especial Oktoberfest: o primeiro ano sem a festa mais importante de Blumenau
Especial Oktoberfest: a alegria das bandas fora dos pavilhões da Vila Germânica
Especial Oktoberfest: um sonho de infância adiado por mais um ano
Especial Oktoberfest: a festa que movimenta milhões na economia local