Mesmo com a suspensão das aulas presenciais, professores e equipes gestoras das escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina não deixaram passar em branco o Dia das Crianças. Ao longo da última semana, diversas iniciativas foram promovidas para alegrar os estudantes e manter o vínculo com a escola. A prioridade foi manter o isolamento social e, por isso, criatividade não faltou aos profissionais.
Para aproveitar a entrega das atividades impressas aos alunos que estão em casa, a equipe da Escola de Educação Básica Pero Vaz de Caminha, em Florianópolis, organizou uma surpresa para os 527 alunos do 1º ao 9º ano. Junto com os materiais de estudo, eles receberam guloseimas e brinquedos. Tudo foi arrecadado com o apoio do Proerd, da Polícia Militar, e outros parceiros da região.
Reunião virtual com fantoches e contação de histórias
Na Coordenadoria Regional de Ibirama, o uso da ferramenta Google Meet não ficou restrito às atividades escolares on-line. Vídeo-chamadas foram organizadas com as crianças dos anos iniciais de seis escolas da região para contar histórias com as doutoras Pimenta do Nariz Rosa e Meilukinha. As personagens foram criadas pela coordenadora da regional, Luci Lopes, e pela integradora Rosimeire Jacinto, que, desde antes da pandemia, já visitavam hospitais com um projeto chamado Risotril.