Mais 310 moradores de Blumenau testaram positivo para o novo coronavírus na última semana epidemiológica, iniciada no último domingo (4) e finalizada neste sábado (10). Os dados foram levantados com base nos boletins publicados diariamente pela Secretaria em Promoção de Saúde.
Conforme o acompanhamento diário realizado pelo Portal Alexandre José, esta foi a segunda semana seguida com aumento de casos. Os números, porém, ainda são considerados sob controle, com o aumento semanal ficando na casa dos 10,7% – na semana anterior havia sido registrado um aumento de 22,81%. Confira no gráfico abaixo:

Em contrapartida, mais 219 pacientes passaram a ser considerados recuperados da Covid-19 no decorrer da semana, totalizando 12.925 recuperados desde o início da pandemia. Ao todo, 96,1% dos pacientes já se recuperaram do coronavírus na cidade.
Com isso, houve crescimento no número de casos ativos – ou seja, pacientes em tratamento – na cidade: 377 contra 268 na semana anterior, um aumento de 32,8%. A grande maioria destes pacientes (351) cumpre isolamento domiciliar, enquanto 17 estão hospitalizados; sete em UTI e dez em enfermaria.
Leitos de UTI
Também houve aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a Covid-19. Conforme a Secretaria em Promoção de Saúde, 17% dos leitos estava ocupados neste sábado (10). Uma semana antes, porém, a taxa de ocupação era de apenas 10,6%.
O aumento se deve pelo ingresso de pacientes de outras cidades de Santa Catarina nos hospitais de Blumenau. Segundo o levantamento, apenas três moradores de outras cidades estavam internados nas UTIs de Blumenau no dia 3 de outubro. O número mais que dobrou em uma semana, chegando a oito pacientes – um aumento de 166%.
Ou seja, dos seis leitos de UTI que foram ocupados no intervalo dos últimos sete dias, apenas um é lotado por um morador de Blumenau – que sequer foi diagnosticado com a Covid-19, sendo este considerado “suspeito” de infecção.

Zero mortes
Por outro lado, a cidade fechou a semana sem registrar nenhuma morte decorrente da Covid-19. Conforme o levantamento, isso não acontecia desde junho – mais precisamente na semana entre os dias 14 e 20 -, época em que Blumenau contabilizava apenas seis óbitos provocados pelo vírus.
Ao todo, Blumenau não registra mortes decorrentes do novo coronavírus há 10 dias. O pico de mortes foi registrado entre os dias 9 e 15 de agosto, quando 21 moradores da cidade faleceram devido às complicações provocadas pelo vírus (confira os dados por semana no gráfico abaixo). No geral, a cidade contabiliza 153 vítimas fatais desde o início da pandemia.
