Início Saúde Covid-19: Blumenau registra aumento de casos pela segunda semana seguida

Covid-19: Blumenau registra aumento de casos pela segunda semana seguida

Mais 310 moradores de Blumenau testaram positivo para o novo coronavírus na última semana epidemiológica, iniciada no último domingo (4) e finalizada neste sábado (10). Os dados foram levantados com base nos boletins publicados diariamente pela Secretaria em Promoção de Saúde.

Conforme o acompanhamento diário realizado pelo Portal Alexandre José, esta foi a segunda semana seguida com aumento de casos. Os números, porém, ainda são considerados sob controle, com o aumento semanal ficando na casa dos 10,7% – na semana anterior havia sido registrado um aumento de 22,81%. Confira no gráfico abaixo:

Arte: Portal Alexandre José (Fonte: Secretaria em Promoção de Saúde de Blumenau)

Em contrapartida, mais 219 pacientes passaram a ser considerados recuperados da Covid-19 no decorrer da semana, totalizando 12.925 recuperados desde o início da pandemia. Ao todo, 96,1% dos pacientes já se recuperaram do coronavírus na cidade.

Com isso, houve crescimento no número de casos ativos – ou seja, pacientes em tratamento – na cidade: 377 contra 268 na semana anterior, um aumento de 32,8%. A grande maioria destes pacientes (351) cumpre isolamento domiciliar, enquanto 17 estão hospitalizados; sete em UTI e dez em enfermaria.

Leitos de UTI

Também houve aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a Covid-19. Conforme a Secretaria em Promoção de Saúde, 17% dos leitos estava ocupados neste sábado (10). Uma semana antes, porém, a taxa de ocupação era de apenas 10,6%.

O aumento se deve pelo ingresso de pacientes de outras cidades de Santa Catarina nos hospitais de Blumenau. Segundo o levantamento, apenas três moradores de outras cidades estavam internados nas UTIs de Blumenau no dia 3 de outubro. O número mais que dobrou em uma semana, chegando a oito pacientes – um aumento de 166%.

Ou seja, dos seis leitos de UTI que foram ocupados no intervalo dos últimos sete dias, apenas um é lotado por um morador de Blumenau – que sequer foi diagnosticado com a Covid-19, sendo este considerado “suspeito” de infecção.

Zero mortes

Por outro lado, a cidade fechou a semana sem registrar nenhuma morte decorrente da Covid-19. Conforme o levantamento, isso não acontecia desde junho – mais precisamente na semana entre os dias 14 e 20 -, época em que Blumenau contabilizava apenas seis óbitos provocados pelo vírus.

Ao todo, Blumenau não registra mortes decorrentes do novo coronavírus há 10 dias. O pico de mortes foi registrado entre os dias 9 e 15 de agosto, quando 21 moradores da cidade faleceram devido às complicações provocadas pelo vírus (confira os dados por semana no gráfico abaixo). No geral, a cidade contabiliza 153 vítimas fatais desde o início da pandemia.

Arte: Portal Alexandre José (Fonte: Secretaria em Promoção de Saúde de Blumenau)

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Ladrões invadem casa pela janela do banheiro e furtam R$ 3 mil em joias na Vila Nova

A vítima acionou a Polícia Militar por volta das 9h30min desta segunda-feira (19) logo após voltar de viagem. Ao chegar em casa,...

Bandidos abrem buraco em parede de empresa e furtam cabos de cobre em Blumenau

A Polícia Militar por volta das 8h15min desta segunda-feira (19) para atender a uma ocorrência de furto, em Blumenau. De acordo com...

Dois suspeitos são presos com drogas, anabolizantes e munições em Blumenau

A Polícia Civil prendeu dois suspeitos na tarde desta segunda-feira (19), em Blumenau. Segundo informações da Divisão de Investigação Criminal (DIC), tudo...

Homem é atingido por tiros em tentativa de homicídio e suspeito foge, em Blumenau

A tentativa de homicídio foi registrada pela Polícia Militar por volta das 22h55min desta segunda-feira (19). Tudo aconteceu no bairro Itoupava Norte....

Terça-feira com mais aberturas de sol em Blumenau e máxima de 31°C

Nesta terça-feira (20), a circulação marítima perde intensidade permitindo mais aberturas de sol no decorrer do dia. A mínima varia entre 19°C...